Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Como usar um dicionário bilíngue" é de fundamental importância para o aprendizado do idioma inglês. Afinal, com o uso correto de um dicionário, os estudantes são capazes de aumentar o seu repertório lexical e, consequentemente, se comunicar com mais naturalidade e eficiência na língua estrangeira. Para tornar a prática mais envolvente e didática, a metodologia ativa de rotação por estações será aplicada. Nessa metodologia, os estudantes são divididos em grupos e vão passando por diferentes estações, cada uma com uma atividade específica sobre o tema. Dessa forma, é possível trabalhar diferentes habilidades dos alunos e garantir um aprendizado mais completo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando brevemente sobre a importância do dicionário bilíngue no aprendizado do inglês. Em seguida, apresente os objetivos e a dinâmica da atividade, explicando como a metodologia de rotação por estações será aplicada.

  2. Etapa 2 - Criação das estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Organização do Dicionário

    Nessa estação, os estudantes devem aprender a localizar e identificar as diferentes seções de um dicionário bilíngue. Para isso, você pode disponibilizar diferentes dicionários para os alunos manusearem e identificarem as seções. Proponha atividades que estimulem os alunos a identificar os diferentes tipos de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios) e suas definições.

    Estação 2 - Pronúncia

    Nessa estação, os estudantes devem aprender a pronúncia correta de palavras em inglês. Selecione algumas palavras de diferentes níveis de dificuldade e insira-as em um texto. Os alunos devem identificar as palavras e usá-la em uma frase, prestando atenção na pronúncia correta. Você pode disponibilizar áudios para os alunos compararem a sua pronúncia com a pronúncia correta.

    Estação 3 - Vocabulário

    Nessa estação, os estudantes devem desenvolver o seu vocabulário. Você pode selecionar diferentes palavras e pedir que os alunos realizem diferentes atividades, como categorizar as palavras em substantivos, adjetivos, verbos, advérbios; criar frases utilizando as palavras selecionadas; e desenvolver uma conversa utilizando as palavras previamente selecionadas.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Reúna os alunos e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Você deve destacar a importância do dicionário bilíngue no processo de aprendizagem da língua inglesa e encorajar os estudantes a utilizarem o dicionário de forma eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos.
  • Desenvolver a pronúncia correta de palavras em inglês.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente as diferentes seções de um dicionário bilíngue.
  • Pronunciar corretamente as palavras selecionadas pelo professor.
  • Desenvolver um vocabulário diversificado e adequado ao nível de proficiência dos alunos.
  • Participar de todas as estações e atividades propostas pelo professor.
  • Demonstrar criatividade e autonomia ao utilizar o dicionário bilíngue.

Ações do professor

  • Preparar diferentes materiais para as diferentes estações (dicionários, áudios, textos).
  • Encorajar a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Verificar constantemente o entendimento dos alunos sobre o conteúdo abordado.
  • Ampliar o vocabulário dos alunos através de atividades variadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as estações e atividades propostas pelo professor.
  • Identificar corretamente as diferentes seções de um dicionário bilíngue.
  • Pronunciar corretamente as palavras selecionadas pelo professor.
  • Desenvolver um vocabulário diversificado e adequado ao nível de proficiência dos alunos.
  • Demonstrar criatividade e autonomia ao utilizar o dicionário bilíngue.