Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando brevemente sobre a importância do dicionário bilíngue no aprendizado do inglês. Em seguida, apresente os objetivos e a dinâmica da atividade, explicando como a metodologia de rotação por estações será aplicada.Etapa 2 - Criação das estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Organização do DicionárioNessa estação, os estudantes devem aprender a localizar e identificar as diferentes seções de um dicionário bilíngue. Para isso, você pode disponibilizar diferentes dicionários para os alunos manusearem e identificarem as seções. Proponha atividades que estimulem os alunos a identificar os diferentes tipos de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios) e suas definições.
Estação 2 - Pronúncia
Nessa estação, os estudantes devem aprender a pronúncia correta de palavras em inglês. Selecione algumas palavras de diferentes níveis de dificuldade e insira-as em um texto. Os alunos devem identificar as palavras e usá-la em uma frase, prestando atenção na pronúncia correta. Você pode disponibilizar áudios para os alunos compararem a sua pronúncia com a pronúncia correta.
Estação 3 - Vocabulário
Nessa estação, os estudantes devem desenvolver o seu vocabulário. Você pode selecionar diferentes palavras e pedir que os alunos realizem diferentes atividades, como categorizar as palavras em substantivos, adjetivos, verbos, advérbios; criar frases utilizando as palavras selecionadas; e desenvolver uma conversa utilizando as palavras previamente selecionadas.
Etapa 4 - Conclusão
Reúna os alunos e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Você deve destacar a importância do dicionário bilíngue no processo de aprendizagem da língua inglesa e encorajar os estudantes a utilizarem o dicionário de forma eficiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
- Ampliar o vocabulário dos alunos.
- Desenvolver a pronúncia correta de palavras em inglês.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente as diferentes seções de um dicionário bilíngue.
- Pronunciar corretamente as palavras selecionadas pelo professor.
- Desenvolver um vocabulário diversificado e adequado ao nível de proficiência dos alunos.
- Participar de todas as estações e atividades propostas pelo professor.
- Demonstrar criatividade e autonomia ao utilizar o dicionário bilíngue.
Ações do professor
- Preparar diferentes materiais para as diferentes estações (dicionários, áudios, textos).
- Encorajar a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Verificar constantemente o entendimento dos alunos sobre o conteúdo abordado.
- Ampliar o vocabulário dos alunos através de atividades variadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as estações e atividades propostas pelo professor.
- Identificar corretamente as diferentes seções de um dicionário bilíngue.
- Pronunciar corretamente as palavras selecionadas pelo professor.
- Desenvolver um vocabulário diversificado e adequado ao nível de proficiência dos alunos.
- Demonstrar criatividade e autonomia ao utilizar o dicionário bilíngue.