Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à organização de um dicionário bilíngue e como utilizá-lo de forma eficiente no processo de aprendizagem de novos vocabulários em inglês. Você pode iniciar pedindo para que os estudantes compartilhem situações em que eles precisaram buscar por palavras e expressões em um dicionário, seja em papel ou online. A partir disso, poderá contextualizar a importância de saber utilizar este recurso em uma língua estrangeira.
Etapa 1 - Pré-aula
Antes do momento em sala de aula, os alunos deverão pesquisar e escolher uma palavra em inglês que não conhecem o significado e trazer a definição para a classe no formato de uma frase completa.Etapa 2 - Atividade de aquecimento
Divida os alunos em grupos de quatro e peça para que eles compartilhem as palavras que pesquisaram e apresentem as definições uns aos outros.Etapa 3 - Apresentação da Sala de Aula Invertida
Introduza a metodologia da Sala de Aula Invertida e explique como ela será aplicada.Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual
Os alunos, ainda em grupos, deverão criar um mapa conceitual sobre como utilizar um dicionário bilíngue. O mapa deverá ter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Você pode fornecer exemplos de como organizar o mapa conceitual e como fazê-lo de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a criação do mapa conceitual, os grupos irão apresentar seus mapas para a turma. Importante que os alunos expliquem como as sub-ideias se conectam à ideia central.Etapa 6 - Plenária
Os alunos deverão discutir os tópicos selecionados por eles e refletir a importância de utilizar um dicionário bilíngue. Medie a discussão e ajude os alunos a fazerem conexões entre as ideias apresentadas, se necessário.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo do que foi aprendido e enfatize as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de conhecer a organização de um dicionário bilíngue para construir repertório lexical.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
- Promover a autonomia do aluno na busca por conhecimento e informação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Habilidade de apresentar informações com clareza.
- Trabalho em grupo e colaboração.
Ações do professor
- Introduzir os conceitos de como utilizar um dicionário bilíngue.
- Apresentar a metodologia da sala de aula invertida.
- Mediar a discussão e ajudar os alunos a fazer conexões entre as sub-ideias.
Ações do aluno
- Pesquisar e trazer uma definição de uma palavra em inglês.
- Criar um mapa conceitual com ideia central e oito sub-ideias.
- Discutir em grupo os temas selecionados.
- Apresentar as sub-ideias e discutir como elas se conectam à ideia central.