Aula sobre Como Usar Um Dicionario Bilingue

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos à organização de um dicionário bilíngue e como utilizá-lo de forma eficiente no processo de aprendizagem de novos vocabulários em inglês. Você pode iniciar pedindo para que os estudantes compartilhem situações em que eles precisaram buscar por palavras e expressões em um dicionário, seja em papel ou online. A partir disso, poderá contextualizar a importância de saber utilizar este recurso em uma língua estrangeira.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Antes do momento em sala de aula, os alunos deverão pesquisar e escolher uma palavra em inglês que não conhecem o significado e trazer a definição para a classe no formato de uma frase completa.

  2. Etapa 2 - Atividade de aquecimento

    Divida os alunos em grupos de quatro e peça para que eles compartilhem as palavras que pesquisaram e apresentem as definições uns aos outros.

  3. Etapa 3 - Apresentação da Sala de Aula Invertida

    Introduza a metodologia da Sala de Aula Invertida e explique como ela será aplicada.

  4. Etapa 4 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos, ainda em grupos, deverão criar um mapa conceitual sobre como utilizar um dicionário bilíngue. O mapa deverá ter uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Você pode fornecer exemplos de como organizar o mapa conceitual e como fazê-lo de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa conceitual, os grupos irão apresentar seus mapas para a turma. Importante que os alunos expliquem como as sub-ideias se conectam à ideia central.

  6. Etapa 6 - Plenária

    Os alunos deverão discutir os tópicos selecionados por eles e refletir a importância de utilizar um dicionário bilíngue. Medie a discussão e ajude os alunos a fazerem conexões entre as ideias apresentadas, se necessário.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo do que foi aprendido e enfatize as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de conhecer a organização de um dicionário bilíngue para construir repertório lexical.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.
  • Promover a autonomia do aluno na busca por conhecimento e informação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Habilidade de apresentar informações com clareza.
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Ações do professor

  • Introduzir os conceitos de como utilizar um dicionário bilíngue.
  • Apresentar a metodologia da sala de aula invertida.
  • Mediar a discussão e ajudar os alunos a fazer conexões entre as sub-ideias.

Ações do aluno

  • Pesquisar e trazer uma definição de uma palavra em inglês.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e oito sub-ideias.
  • Discutir em grupo os temas selecionados.
  • Apresentar as sub-ideias e discutir como elas se conectam à ideia central.