Aula sobre Comparacao E Ordenacao De Fracoes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar a comparação e ordenação de frações, que é uma habilidade fundamental para entendermos melhor as relações entre as partes e o todo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, no qual os alunos irão registrar o que já sabem sobre frações e como elas são utilizadas no cotidiano. Ele pode ser registrado no próprio caderno ou em um diário de bordo para a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente uma breve revisão sobre frações e explique como comparar e ordenar frações. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a comparação de fatias de pizza ou a ordenação de medidas de comprimento.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma atividade para comparar e ordenar frações. Forneça materiais como cartões com frações ou jogos educativos para auxiliar na atividade, se possível.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a realização da atividade, os grupos devem se reunir para discutir as soluções encontradas e apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem registrar no campo de check-out do template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre a comparação e ordenação de frações e como podem aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem a comparação e ordenação de frações em situações do cotidiano, como em receitas culinárias ou em medidas de comprimento.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Forneça feedback individualizado para cada aluno, destacando seus pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar frações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a aplicação do conhecimento matemático no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de comparação e ordenação de frações.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Habilidade em aplicar o conhecimento matemático em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Propor atividades em grupo para estimular a colaboração.
  • Fornecer feedback individualizado para cada aluno.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Aplicar o conhecimento matemático em situações do cotidiano.
  • Registrar o que aprenderam no template de registro de aprendizagem.