Aula sobre Comparacao E Ordenacao De Fracoes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A comparação e ordenação de frações é uma habilidade importante na Matemática e pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, em medidas de tempo e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão aprender a comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador, utilizando a metodologia ativa Gamificação. A gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para engajar os alunos no processo de aprendizagem, tornando a aula mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos “nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”.Etapa 2 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele pode ajudar na comparação e ordenação de frações.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de comparação e ordenação de frações, utilizando situações do cotidiano dos alunos, como receitas culinárias e medidas de tempo.Etapa 4 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar em grupo o jogo criado por outro grupo, utilizando as habilidades de comparação e ordenação de frações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as estratégias utilizadas no jogo e como elas podem ser aplicadas em situações reais.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Gamificação ajudou na compreensão do tema.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a comparação e ordenação de frações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparação e ordenação de frações.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
- Habilidade dos alunos em utilizar a comparação e ordenação de frações nos jogos.
- Reflexão individual dos alunos sobre o que aprenderam na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia ativa Gamificação será utilizada.
- Orientar os alunos na criação dos jogos.
- Apresentar exemplos práticos de comparação e ordenação de frações.
Ações do aluno
- Criar um jogo utilizando a metodologia ativa Gamificação.
- Jogar em grupo o jogo criado por outro grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula.