Aula sobre Comparacao E Ordenacao De Fracoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar a comparação e ordenação de frações, que é uma habilidade fundamental para entendermos melhor as relações entre as partes e o todo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da comparação e ordenação de frações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Frações equivalentes

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com frações equivalentes. Eles receberão uma folha com várias frações e deverão encontrar as que são equivalentes. Para isso, poderão utilizar a estratégia de multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um mesmo número.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Comparação de frações

    Na segunda estação, os alunos irão comparar frações. Eles receberão uma folha com várias frações e deverão colocá-las em ordem crescente ou decrescente. Para isso, poderão utilizar a estratégia de encontrar um denominador comum ou comparar os numeradores.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Frações e porcentagens

    Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com frações e porcentagens. Eles receberão uma folha com algumas frações e deverão transformá-las em porcentagens. Em seguida, deverão comparar as porcentagens e colocá-las em ordem crescente ou decrescente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as estratégias utilizadas e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar e esclarecer as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados das atividades realizadas nas estações. Faça perguntas para estimular a reflexão e a compreensão dos conceitos trabalhados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais conceitos trabalhados na aula e reforce a importância da comparação e ordenação de frações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar frações.
  • Estimular a reflexão e a compreensão dos conceitos trabalhados.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de comparação e ordenação de frações.
  • Utilização correta das estratégias para encontrar frações equivalentes e comparar frações.
  • Participação nas atividades em grupo e apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da comparação e ordenação de frações.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Estimular a reflexão e a compreensão dos conceitos trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Apresentar os resultados das atividades realizadas nas estações.