Aula sobre Comparacao E Ordenacao De Fracoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar com o tema "Comparação e ordenação de frações". As frações são muito importantes em nosso cotidiano, pois nos ajudam a entender e representar partes de um todo. Por exemplo, quando dividimos uma pizza em pedaços iguais, cada pedaço representa uma fração da pizza. É importante que os alunos compreendam como comparar e ordenar frações, pois isso os ajudará a entender melhor as relações entre as partes e o todo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema e realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de comparação e ordenação de frações. Eles deverão anotar as informações mais importantes em um caderno. Os vídeos podem ser encontrados pela aprendizap.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da comparação e ordenação de frações. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os na criação do mapa e forneça exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie\-os na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de comparação e ordenação de frações, como a divisão de uma torta em partes iguais e a comparação de notas em uma prova. Os alunos irão discutir e analisar os exemplos em grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática de comparação e ordenação de frações, utilizando os exemplos apresentados pelo professor. Circule pela sala e auxilie\-os na atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir a atividade prática e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie\-os na discussão.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância de comparar e ordenar frações. Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar e ordenar frações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Habilidade dos alunos em realizar a atividade prática com precisão e clareza.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão do tema.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos nas atividades práticas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade prática com precisão e clareza.