Aula sobre Complemento Nominal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, tal como um adjetivo ou um substantivo, por exemplo. Ele é essencial para que a frase tenha sentido completo e para que possamos entender o que está sendo dito. Na vida cotidiana, podemos encontrar o complemento nominal em diversas situações, como em notícias, textos publicitários, livros, entre outros. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, tal como um adjetivo ou um substantivo, por exemplo. Ele é essencial para que a frase tenha sentido completo e para que possamos entender o que está sendo dito. Na vida cotidiana, podemos encontrar o complemento nominal em diversas situações, como em notícias, textos publicitários, livros, entre outros. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de complemento nominal, utilizando exemplos práticos e cotidianos para que os alunos compreendam a importância do tema. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema para os grupos, no qual eles deverão identificar o complemento nominal em frases e textos. Utilize imagens, notícias ou trechos de livros para que os alunos possam identificar o complemento nominal. A partir daí, os grupos deverão discutir e elaborar uma lista com os complementos nominais encontrados.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre o tema, utilizando livros, sites e outras fontes de informação. Eles deverão buscar exemplos práticos e situações em que o complemento nominal é utilizado. Oriente os grupos e esclareça as dúvidas.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa, explicando o que é o complemento nominal e como ele é utilizado em diferentes situações. Faça perguntas para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como utilizar o modelo para avaliar a atividade e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos alunos. Ele também deverá ressaltar a importância do complemento nominal na construção de uma frase e como ele pode influenciar o sentido da mensagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o complemento nominal em frases e textos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Promover a autonomia e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do complemento nominal em frases e textos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e cotidianos para que os alunos compreendam a importância do tema.
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e esclarecer dúvidas.
  • Fazer perguntas para que os alunos possam aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Ações do aluno

  • Identificar o complemento nominal em frases e textos.
  • Realizar uma pesquisa sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.