Aula sobre Complemento Nominal
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, por meio de um adjetivo, pronome, locução adjetiva ou substantivo. Ele é essencial para entender o sentido completo de uma frase e é muito utilizado em textos jornalísticos, publicitários e literários. Nesta atividade, os alunos vão aprender a identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, por meio de um adjetivo, pronome, locução adjetiva ou substantivo. Ele é essencial para entender o sentido completo de uma frase e é muito utilizado em textos jornalísticos, publicitários e literários. Nesta atividade, os alunos vão aprender a identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Apresentação do tema e definição do complemento nominal
Apresente o tema e defina o que é o complemento nominal, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem fazer anotações sobre o que é o complemento nominal e como ele é utilizado.Etapa 3 - Identificação do complemento nominal em frases
Apresente algumas frases para os alunos e pedir que eles identifiquem o complemento nominal presente em cada uma delas. É importante que se explique como identificar o complemento nominal em uma frase.Etapa 4 - Criação do diário de bordo em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um diário de bordo sobre um tema específico, utilizando o complemento nominal. O diário de bordo deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos durante a criação do diário de bordo.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando como utilizaram o complemento nominal para desenvolver o tema escolhido. Os alunos devem prestar atenção nas apresentações dos colegas e fazer anotações sobre como o complemento nominal foi utilizado em cada diário de bordo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre como o complemento nominal foi utilizado nos diários de bordo e como isso contribuiu para o entendimento do tema escolhido.Etapa 7 - Revisão dos conceitos
Revise os conceitos apresentados no início da atividade e verifique se os alunos entenderam o que é o complemento nominal e como ele é utilizado.Etapa 8 - Encerramento da atividade
Encerre a atividade, fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância do complemento nominal para a compreensão de textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Reforçar a importância do complemento nominal para a compreensão de textos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do complemento nominal em frases apresentadas pelo professor.
- Criação de um diário de bordo em grupo, utilizando o complemento nominal de forma adequada.
- Apresentação clara e objetiva do diário de bordo para a turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema e definir o que é o complemento nominal.
- Orientar os alunos durante a criação do diário de bordo.
- Estimular a participação dos alunos durante as discussões em grupo.
Ações do aluno
- Identificar o complemento nominal em frases apresentadas pelo professor.
- Criar um diário de bordo em grupo, utilizando o complemento nominal de forma adequada.
- Participar das discussões em grupo e contribuir para o entendimento do tema.