Aula sobre Complemento Nominal

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, por meio de um adjetivo, pronome, locução adjetiva ou substantivo. Ele é essencial para entender o sentido completo de uma frase e é muito utilizado em textos jornalísticos, publicitários e literários. Nesta atividade, os alunos vão aprender a identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O complemento nominal é um termo que complementa o sentido de um nome, por meio de um adjetivo, pronome, locução adjetiva ou substantivo. Ele é essencial para entender o sentido completo de uma frase e é muito utilizado em textos jornalísticos, publicitários e literários. Nesta atividade, os alunos vão aprender a identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e definição do complemento nominal

    Apresente o tema e defina o que é o complemento nominal, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem fazer anotações sobre o que é o complemento nominal e como ele é utilizado.

  3. Etapa 3 - Identificação do complemento nominal em frases

    Apresente algumas frases para os alunos e pedir que eles identifiquem o complemento nominal presente em cada uma delas. É importante que se explique como identificar o complemento nominal em uma frase.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um diário de bordo sobre um tema específico, utilizando o complemento nominal. O diário de bordo deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos durante a criação do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando como utilizaram o complemento nominal para desenvolver o tema escolhido. Os alunos devem prestar atenção nas apresentações dos colegas e fazer anotações sobre como o complemento nominal foi utilizado em cada diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre como o complemento nominal foi utilizado nos diários de bordo e como isso contribuiu para o entendimento do tema escolhido.

  7. Etapa 7 - Revisão dos conceitos

    Revise os conceitos apresentados no início da atividade e verifique se os alunos entenderam o que é o complemento nominal e como ele é utilizado.

  8. Etapa 8 - Encerramento da atividade

    Encerre a atividade, fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância do complemento nominal para a compreensão de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Reforçar a importância do complemento nominal para a compreensão de textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do complemento nominal em frases apresentadas pelo professor.
  • Criação de um diário de bordo em grupo, utilizando o complemento nominal de forma adequada.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e definir o que é o complemento nominal.
  • Orientar os alunos durante a criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação dos alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar o complemento nominal em frases apresentadas pelo professor.
  • Criar um diário de bordo em grupo, utilizando o complemento nominal de forma adequada.
  • Participar das discussões em grupo e contribuir para o entendimento do tema.