Aula sobre Complemento Nominal
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O complemento nominal é um termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Ele é essencial para a compreensão do sentido da frase. Por exemplo, na frase "Ela tem medo de altura", "de altura" é o complemento nominal do substantivo "medo". Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar e utilizar corretamente o complemento nominal. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, em que os alunos irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.
Etapa 1 - Contextualização
O complemento nominal é um termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Ele é essencial para a compreensão do sentido da frase. Por exemplo, na frase "Ela tem medo de altura", "de altura" é o complemento nominal do substantivo "medo". Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar e utilizar corretamente o complemento nominal. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, em que os alunos irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.Etapa 2 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o tema "Complemento nominal" e explicando a importância desse termo para a compreensão do sentido da frase. Em seguida, apresente alguns exemplos para ilustrar o conceito.Etapa 3 - Entender
Os alunos são divididos em grupos e recebem um texto para ler. Eles devem identificar os complementos nominais presentes no texto e discutir em grupo sobre a importância desses termos para a compreensão do sentido da frase.Etapa 4 - Esboçar
Cada grupo deve criar um esboço do modelo de design sprint com as informações que julgarem importantes para o desenvolvimento do tema. Eles podem utilizar papel e caneta ou ferramentas digitais.Etapa 5 - Decidir
Os grupos apresentam seus esboços para a turma e discutem em conjunto quais informações devem ser incluídas no modelo de design sprint. Medie a discussão para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.Etapa 6 - Prototipar
Os grupos criam o modelo de design sprint com as informações decididas na etapa anterior. Eles podem utilizar papel e caneta ou ferramentas digitais.Etapa 7 - Testar
Cada grupo apresenta seu modelo de design sprint para a turma e discute sobre as informações incluídas. Medie a discussão para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma síntese da atividade e destaque os pontos mais importantes. Ele também pode apresentar exemplos práticos de como utilizar corretamente o complemento nominal em diferentes contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente o complemento nominal.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos complementos nominais no texto.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação do modelo de design sprint com as informações relevantes.
- Apresentação clara e objetiva do modelo de design sprint.
- Utilização correta do complemento nominal em exemplos práticos apresentados pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do complemento nominal.
- Mediar as discussões em grupo para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Apresentar exemplos práticos de como utilizar corretamente o complemento nominal em diferentes contextos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Ler o texto e identificar corretamente os complementos nominais.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o template de design sprint com as informações relevantes.
- Apresentar clara e objetivamente o template de design sprint.
- Utilizar corretamente o complemento nominal em exemplos práticos apresentados pelo professor.