Aula sobre Complemento Nominal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O complemento nominal é um termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Ele é essencial para a compreensão do sentido da frase. Por exemplo, na frase "Ela tem medo de altura", "de altura" é o complemento nominal do substantivo "medo". Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar e utilizar corretamente o complemento nominal. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, em que os alunos irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O complemento nominal é um termo que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Ele é essencial para a compreensão do sentido da frase. Por exemplo, na frase "Ela tem medo de altura", "de altura" é o complemento nominal do substantivo "medo". Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar e utilizar corretamente o complemento nominal. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, em que os alunos irão criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, etc.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "Complemento nominal" e explicando a importância desse termo para a compreensão do sentido da frase. Em seguida, apresente alguns exemplos para ilustrar o conceito.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um texto para ler. Eles devem identificar os complementos nominais presentes no texto e discutir em grupo sobre a importância desses termos para a compreensão do sentido da frase.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço do modelo de design sprint com as informações que julgarem importantes para o desenvolvimento do tema. Eles podem utilizar papel e caneta ou ferramentas digitais.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos apresentam seus esboços para a turma e discutem em conjunto quais informações devem ser incluídas no modelo de design sprint. Medie a discussão para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os grupos criam o modelo de design sprint com as informações decididas na etapa anterior. Eles podem utilizar papel e caneta ou ferramentas digitais.

  7. Etapa 7 - Testar

    Cada grupo apresenta seu modelo de design sprint para a turma e discute sobre as informações incluídas. Medie a discussão para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e destaque os pontos mais importantes. Ele também pode apresentar exemplos práticos de como utilizar corretamente o complemento nominal em diferentes contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente o complemento nominal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos complementos nominais no texto.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criação do modelo de design sprint com as informações relevantes.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo de design sprint.
  • Utilização correta do complemento nominal em exemplos práticos apresentados pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do complemento nominal.
  • Mediar as discussões em grupo para garantir que todos os aspectos relevantes sejam abordados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de como utilizar corretamente o complemento nominal em diferentes contextos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Ler o texto e identificar corretamente os complementos nominais.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de design sprint com as informações relevantes.
  • Apresentar clara e objetivamente o template de design sprint.
  • Utilizar corretamente o complemento nominal em exemplos práticos apresentados pelo professor.