Aula sobre Complemento Nominal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O complemento nominal é um termo essencial na língua portuguesa que indica a relação de complementação de um nome. Ele é responsável por complementar o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo, em "Gosto de música clássica", "de música clássica" é o complemento nominal do substantivo "gosto".

Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem e a colaborar com os colegas.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    O complemento nominal é um termo essencial na língua portuguesa que indica a relação de complementação de um nome. Ele é responsável por complementar o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo, em "Gosto de música clássica", "de música clássica" é o complemento nominal do substantivo "gosto".

    Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem e a colaborar com os colegas.


  2. Etapa 2 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o complemento nominal e registrarão suas ideias no modelo de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Conceituação

    Apresente a definição de complemento nominal e exemplos práticos para ilustrar o conceito. Os alunos registrarão as informações no modelo.

  4. Etapa 4 - Identificação

    Os alunos receberão frases para identificar o complemento nominal e registrarão suas respostas no modelo. Faça a correção em conjunto com a turma.

  5. Etapa 5 - Hierarquização de informações

    Os alunos receberão frases desestruturadas e deverão hierarquizá-las, identificando o complemento nominal e organizando as informações de forma coerente. Eles registrarão suas respostas no modelo.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos produzirão um texto utilizando o complemento nominal e registrarão no modelo. Faça a correção em conjunto com a turma.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na atividade e registrarão suas ideias no modelo de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o complemento nominal em frases.
  • Estimular a hierarquização de informações e a organização de ideias.
  • Incentivar a produção textual utilizando o complemento nominal.
  • Promover a responsabilidade pela própria aprendizagem por meio do registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do complemento nominal em frases.
  • Hierarquização coerente de informações em frases desestruturadas.
  • Produção textual com uso adequado do complemento nominal.

Ações do professor

  • Apresentar a definição de complemento nominal e exemplos práticos.
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Orientar a produção textual com uso adequado do complemento nominal.

Ações do aluno

  • Refletir sobre o que já sabem sobre o complemento nominal.
  • Identificar o complemento nominal em frases.
  • Hierarquizar informações e organizar ideias em frases desestruturadas.
  • Produzir um texto utilizando o complemento nominal.
  • Refletir sobre o que aprenderam na atividade.