Aula sobre Complemento Nominal
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem e a colaborar com os colegas.
Etapa 1 - Contextualização
O complemento nominal é um termo essencial na língua portuguesa que indica a relação de complementação de um nome. Ele é responsável por complementar o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo, em "Gosto de música clássica", "de música clássica" é o complemento nominal do substantivo "gosto".Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa do Ensino Híbrido. Os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem e a colaborar com os colegas.
Etapa 2 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre o complemento nominal e registrarão suas ideias no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Conceituação
Apresente a definição de complemento nominal e exemplos práticos para ilustrar o conceito. Os alunos registrarão as informações no modelo.Etapa 4 - Identificação
Os alunos receberão frases para identificar o complemento nominal e registrarão suas respostas no modelo. Faça a correção em conjunto com a turma.Etapa 5 - Hierarquização de informações
Os alunos receberão frases desestruturadas e deverão hierarquizá-las, identificando o complemento nominal e organizando as informações de forma coerente. Eles registrarão suas respostas no modelo.Etapa 6 - Produção textual
Os alunos produzirão um texto utilizando o complemento nominal e registrarão no modelo. Faça a correção em conjunto com a turma.Etapa 7 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na atividade e registrarão suas ideias no modelo de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar o complemento nominal em frases.
- Estimular a hierarquização de informações e a organização de ideias.
- Incentivar a produção textual utilizando o complemento nominal.
- Promover a responsabilidade pela própria aprendizagem por meio do registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do complemento nominal em frases.
- Hierarquização coerente de informações em frases desestruturadas.
- Produção textual com uso adequado do complemento nominal.
Ações do professor
- Apresentar a definição de complemento nominal e exemplos práticos.
- Corrigir os exercícios em conjunto com a turma.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Orientar a produção textual com uso adequado do complemento nominal.
Ações do aluno
- Refletir sobre o que já sabem sobre o complemento nominal.
- Identificar o complemento nominal em frases.
- Hierarquizar informações e organizar ideias em frases desestruturadas.
- Produzir um texto utilizando o complemento nominal.
- Refletir sobre o que aprenderam na atividade.