Aula sobre Complemento Nominal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O complemento nominal é um termo que complementa um nome, como um adjetivo, substantivo ou advérbio. Ele é fundamental para a construção de frases mais complexas e ricas em detalhes. Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar o complemento nominal e entender como ele pode mudar o sentido de uma frase. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O complemento nominal é um termo que complementa um nome, como um adjetivo, substantivo ou advérbio. Ele é fundamental para a construção de frases mais complexas e ricas em detalhes. Na atividade de hoje, vamos aprender a identificar o complemento nominal e entender como ele pode mudar o sentido de uma frase. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do complemento nominal na construção de frases mais complexas. Para isso, utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Vídeo-aula

    Os alunos irão assistir a uma vídeo-aula sobre complemento nominal, que pode ser encontrada em plataformas digitais como o YouTube. Oriente os alunos a tomar notas durante a aula para ajudar na compreensão do tema.

  4. Etapa 4 - Leitura Dirigida

    Os alunos irão realizar uma leitura dirigida sobre o tema, utilizando um texto previamente selecionado pelo professor. Durante a leitura, os alunos devem identificar os complementos nominais presentes no texto e anotar em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre a importância do complemento nominal na construção de frases mais complexas. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Atividade Prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual devem criar frases utilizando o complemento nominal. Oriente os alunos a utilizar diferentes tipos de complemento nominal para enriquecer as frases.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Modelos de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão apresentar seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Avalie a qualidade dos modelos e orientar os alunos a fazerem melhorias caso necessário.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os principais pontos abordados durante as apresentações e orientando os alunos a continuarem praticando a identificação e uso do complemento nominal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o complemento nominal em frases.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases com complemento nominal.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do complemento nominal em frases.
  • Criatividade na criação de frases com complemento nominal.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Selecionar os materiais necessários para a aula.
  • Orientar os alunos durante a atividade prática.
  • Avaliar a qualidade dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs apresentados pelos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Fornecer feedbacks para os alunos sobre sua participação na aula.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre complemento nominal.
  • Realizar a leitura dirigida sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar frases com complemento nominal durante a atividade prática.
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.