Complemento verbal

Complemento verbal é o tema dessa aula de Português, vamos lá? Caderno e caneta na mão, e vem aprender!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em qual das orações tem um complemento verbal?

    A) Eu gosto de filme de terror.

    B) Tenho medo de filme de terror.

    C) Em nenhuma das orações.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O complemento é um conceito importante para o domínio da língua portuguesa. Ele é responsável por conferir sentido a um verbo ou a um nome, e pode ser classificado como objeto direto e objeto indireto (em verbos) ou complemento nominal.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A atividade proposta consiste em uma Rotação por Estações sobre o tema complemento verbal. Os alunos serão divididos em grupos e irão percorrer três estações, cada uma com atividades específicas relacionadas à identificação e compreensão do complemento verbal em frases. Na primeira estação, os alunos realizarão exercícios práticos de identificação do complemento verbal em diferentes contextos. Na segunda estação, terão a oportunidade de completar frases com o complemento verbal adequado. Na terceira estação, os alunos irão ler um texto e identificar os complementos verbais, analisando seu efeito de sentido. Após a rotação, haverá uma discussão em grupo para compartilhar as descobertas e consolidar o aprendizado. O objetivo principal é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender os efeitos de sentido do complemento verbal, aplicando esse conhecimento em diferentes contextos linguísticos.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O complemento verbal desempenha um papel fundamental na língua portuguesa, pois sua função é complementar o sentido do verbo. Sua presença é evidente em diversos contextos do dia a dia dos estudantes, como notícias, textos jornalísticos e propagandas. Nesta atividade, será adotada a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta. O objetivo central é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, pela topicalização de elementos, pela seleção e hierarquização de informações, além do uso adequado da 3ª pessoa, entre outros aspectos relevantes.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    Nesta atividade de Estudo de Caso sobre o tema do complemento verbal, os alunos serão desafiados a desenvolver sua habilidade em identificar os efeitos de sentido provocados pelo uso desse recurso linguístico. Por meio de uma abordagem ativa, os alunos serão divididos em grupos para analisar um estudo de caso específico, no qual serão apresentados diferentes exemplos de complementos verbais. A partir da análise e discussão em grupo, eles deverão identificar os efeitos de sentido gerados pelos complementos verbais em cada contexto. Ao final, os alunos realizarão apresentações para compartilhar suas análises e produzirão um texto individual explorando criativamente os efeitos de sentido dos complementos verbais. Essa atividade busca promover a compreensão mais aprofundada do uso dos complementos verbais e a capacidade dos alunos de perceber as implicações e nuances que eles podem trazer para a comunicação.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos sobre o tema complemento verbal, os alunos serão desafiados a explorar os efeitos de sentido provocados por essa estrutura linguística. A partir de uma investigação coletiva e reflexões individuais, os estudantes serão incentivados a identificar os diferentes tipos de complemento verbal e compreender como eles podem influenciar o significado de uma frase. Ao longo do projeto, os alunos trabalharão em equipe, discutindo exemplos, realizando análises linguísticas e criando situações comunicativas para aplicar seus conhecimentos. Por meio dessa abordagem ativa, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise, reflexão, colaboração e expressão escrita, ampliando sua compreensão sobre o uso do complemento verbal e sua relação com os efeitos de sentido na comunicação.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta atividade sobre o tema complemento verbal, os alunos serão desafiados a desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de complemento verbal em frases. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares promove a colaboração e a troca de conhecimentos entre os estudantes. Por meio de pesquisa, discussões e debates, eles terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre o assunto. O professor desempenha um papel de orientador, incentivando a participação ativa dos alunos, fornecendo suporte e feedback ao longo do processo. O objetivo é que os alunos se tornem capazes de identificar e justificar corretamente os diferentes tipos de complemento verbal, fortalecendo sua compreensão sobre o tema e aprimorando suas habilidades linguísticas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: