Aula sobre Complemento Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O complemento verbal desempenha um papel fundamental na língua portuguesa, pois sua função é complementar o sentido do verbo. Sua presença é evidente em diversos contextos do dia a dia dos estudantes, como notícias, textos jornalísticos e propagandas. Nesta atividade, será adotada a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta. O objetivo central é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, pela topicalização de elementos, pela seleção e hierarquização de informações, além do uso adequado da 3ª pessoa, entre outros aspectos relevantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema complemento verbal e seus tipos, explicando a importância deste elemento na construção das frases. Para exemplificar, você pode utilizar frases simples e pedir para os alunos identificarem o complemento verbal.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente uma situação-problema para os grupos, como, por exemplo: "Um amigo seu quer comprar um presente para a mãe dele. Ele tem R$50,00 e quer comprar um presente que seja útil para ela. Que presente ele poderia comprar?". Os grupos deverão discutir e apresentar sugestões de presentes, utilizando o complemento verbal.

  4. Etapa 4 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem utilizar este template para avaliar a atividade proposta.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as sugestões de presentes que criaram.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as diferentes sugestões de presentes e como o complemento verbal foi utilizado em cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando a importância do complemento verbal e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o complemento verbal e seus tipos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem;
  • Promover a reflexão sobre a importância da seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, além do uso adequado da 3ª pessoa, entre outros aspectos relevantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do complemento verbal;
  • Criatividade e qualidade das sugestões de presentes;
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo;
  • Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Reflexão sobre a própria aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os grupos durante a atividade;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e criteriosa;
  • Concluir a atividade de forma positiva e motivadora.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente o complemento verbal;
  • Participar ativamente na discussão em grupo;
  • Criar sugestões criativas e coerentes de presentes;
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs de qualidade;
  • Refletir sobre a própria aprendizagem e avaliar a atividade proposta.