Aula sobre Complemento Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos sobre o tema complemento verbal, os alunos serão desafiados a explorar os efeitos de sentido provocados por essa estrutura linguística. A partir de uma investigação coletiva e reflexões individuais, os estudantes serão incentivados a identificar os diferentes tipos de complemento verbal e compreender como eles podem influenciar o significado de uma frase. Ao longo do projeto, os alunos trabalharão em equipe, discutindo exemplos, realizando análises linguísticas e criando situações comunicativas para aplicar seus conhecimentos. Por meio dessa abordagem ativa, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise, reflexão, colaboração e expressão escrita, ampliando sua compreensão sobre o uso do complemento verbal e sua relação com os efeitos de sentido na comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a atividade apresentando o conceito de complemento verbal e sua importância na construção de sentido em uma frase. Serão discutidos exemplos e os diferentes tipos de complemento verbal.

  2. Etapa 2 - Definição do projeto

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar um projeto que explore os efeitos de sentido provocados pelo complemento verbal. Eles devem escolher um contexto específico, como uma situação cotidiana, uma história fictícia ou uma notícia, e elaborar um roteiro com frases que contenham diferentes tipos de complemento verbal.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação

    Cada grupo realiza pesquisas para coletar exemplos de frases com diferentes tipos de complemento verbal que se encaixem no contexto escolhido. Eles também podem consultar fontes de referência, como livros, sites e materiais didáticos, para enriquecer seu conhecimento sobre o tema. Com base nas informações coletadas, os grupos criam as frases para o projeto, explorando os efeitos de sentido provocados pelo complemento verbal.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresenta seu projeto para a turma, explicando o contexto escolhido, as frases criadas e os efeitos de sentido observados. Durante as apresentações, os alunos têm a oportunidade de discutir e compartilhar suas percepções sobre os efeitos de sentido provocados pelo complemento verbal, enriquecendo o aprendizado coletivo.

  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    Após as apresentações, ocorre uma discussão em grupo sobre os projetos e os efeitos de sentido observados. Estimule os alunos a refletirem sobre a importância do complemento verbal na comunicação e como ele contribui para a expressão de significados mais precisos e específicos nas frases.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de complemento verbal;
  • Explorar os efeitos de sentido provocados pelo complemento verbal;
  • Estimular a capacidade de reflexão e análise linguística dos alunos;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes;
  • Estimular a criatividade e a expressão escrita dos alunos na criação de frases com complemento verbal;
  • Fomentar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral dos alunos, permitindo que expressem suas percepções e conhecimentos de forma clara e articulada;
  • Promover a aplicação dos conhecimentos teóricos sobre complemento verbal em situações reais de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas do projeto;
  • Capacidade de identificar e aplicar corretamente os diferentes tipos de complemento verbal nas frases criadas;
  • Clareza na apresentação dos projetos e na explicação dos efeitos de sentido provocados pelo complemento verbal;
  • Participação construtiva nas discussões em grupo, demonstrando compreensão dos conceitos abordados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer orientações claras sobre as etapas do projeto;
  • Estimular a participação ativa dos alunos e promover a colaboração entre os grupos;
  • Fornecer suporte e feedback durante a pesquisa e criação das frases;
  • Moderar as discussões em grupo e fazer perguntas que estimulem a reflexão e a compreensão dos efeitos de sentido do complemento verbal.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo, colaborando na pesquisa e criação das frases;
  • Realizar pesquisas para coletar exemplos e informações relevantes sobre o tema;
  • Criar frases que explorem os diferentes tipos de complemento verbal e os efeitos de sentido provocados;
  • Apresentar o projeto de forma clara e articulada, compartilhando as percepções sobre os efeitos de sentido observados;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, contribuindo com ideias e reflexões sobre o tema.