Aula sobre Complemento Verbal

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de Estudo de Caso sobre o tema do complemento verbal, os alunos serão desafiados a desenvolver sua habilidade em identificar os efeitos de sentido provocados pelo uso desse recurso linguístico. Por meio de uma abordagem ativa, os alunos serão divididos em grupos para analisar um estudo de caso específico, no qual serão apresentados diferentes exemplos de complementos verbais. A partir da análise e discussão em grupo, eles deverão identificar os efeitos de sentido gerados pelos complementos verbais em cada contexto. Ao final, os alunos realizarão apresentações para compartilhar suas análises e produzirão um texto individual explorando criativamente os efeitos de sentido dos complementos verbais. Essa atividade busca promover a compreensão mais aprofundada do uso dos complementos verbais e a capacidade dos alunos de perceber as implicações e nuances que eles podem trazer para a comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de complemento verbal e explique sua função na construção do sentido de uma frase. Apresente exemplos de diferentes tipos de complementos verbais, como objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, entre outros.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um estudo de caso contendo diferentes frases com complementos verbais. Cada grupo analisa o estudo de caso atribuído, identificando os complementos verbais presentes e discutindo os efeitos de sentido que esses complementos produzem nas frases.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após analisarem o estudo de caso, os grupos se reúnem para uma discussão em grupo, compartilhando suas análises e insights sobre os efeitos de sentido dos complementos verbais. Facilite a discussão, esclarecendo dúvidas e promovendo o debate entre os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas análises e conclusões para a turma, utilizando recursos visuais, exemplos concretos e argumentação fundamentada. O restante da turma participa ativamente, faz perguntas e oferece feedback sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Como atividade final, os alunos são desafiados a produzir um texto utilizando complementos verbais de forma criativa e coerente. Eles devem aplicar os conhecimentos adquiridos durante o estudo de caso e explorar os efeitos de sentido provocados pelo uso dos complementos verbais em seus próprios textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de complemento verbal;
  • Compreender os efeitos de sentido produzidos pelo uso adequado dos complementos verbais;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância dos complementos verbais na construção de significados em um texto;
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção textual.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos complementos verbais nas frases analisadas;
  • Análise adequada dos efeitos de sentido provocados pelos complementos verbais;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade da apresentação e argumentação durante a exposição dos resultados;
  • Coerência e criatividade na produção textual.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de complemento verbal e explicar sua função;
  • Apresentar exemplos de diferentes tipos de complementos verbais;
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer o estudo de caso;
  • Facilitar a discussão em grupo, esclarecendo dúvidas e promovendo o debate;
  • Orientar os grupos na análise dos efeitos de sentido dos complementos verbais;
  • Supervisionar as apresentações dos grupos, oferecendo feedback e estimulando a participação dos demais alunos;
  • Avaliar as atividades dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da introdução e explanação do professor sobre o complemento verbal;
  • Analisar o estudo de caso em grupo, identificando os complementos verbais presentes e discutindo os efeitos de sentido;
  • Participar das discussões em grupo, compartilhando ideias, oferecendo argumentos e colaborando na identificação dos efeitos de sentido dos complementos verbais;
  • Preparar uma apresentação sobre as análises realizadas, com argumentação fundamentada e exemplos concretos;
  • Participar das apresentações dos demais grupos, fazendo perguntas, oferecendo feedback e contribuindo para a discussão;
  • Produzir um texto individual que explore os efeitos de sentido dos complementos verbais de forma criativa e coerente;
  • Participar da avaliação da atividade, considerando os critérios estabelecidos pelo professor.