Aula sobre Complemento Verbal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é o complemento verbal e sua importância na língua portuguesa. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Análise de frasesNesta estação, os alunos terão uma lista de frases diversas. Eles deverão identificar e destacar o complemento verbal presente em cada uma das frases.
Estação 2 - Exercícios práticos
Nessa estação, os alunos terão uma série de exercícios práticos, como completar frases com o complemento verbal adequado, transformar frases para incluir ou modificar o complemento verbal, e identificar a função e o sentido do complemento verbal em contextos específicos.
Estação 3 - Aplicação em textos
Na terceira estação, os alunos terão acesso a um texto narrativo ou informativo que contém exemplos de complementos verbais. Eles deverão ler o texto e destacar os complementos verbais presentes, identificando sua função e efeito de sentido na construção do texto.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das três estações, os grupos se reunirão para socializar as atividades criadas. Cada grupo apresentará suas atividades e os demais grupos farão perguntas e darão feedbacks.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando a importância do complemento verbal na língua portuguesa e destacando os pontos positivos das atividades criadas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o complemento verbal em diferentes tipos de frases;
- Compreender a função e o efeito de sentido do complemento verbal na construção do significado das frases;
- Aplicar o conhecimento sobre complemento verbal em contextos diversos, como exercícios práticos e textos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar corretamente o complemento verbal nas frases;
- Compreensão da função e do efeito de sentido do complemento verbal em cada contexto;
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Organizar as estações de atividades, preparando os materiais necessários para cada estação;
- Fornecer instruções claras sobre as atividades em cada estação e esclarecer possíveis dúvidas dos alunos;
- Circular pelas estações, monitorando e orientando os alunos durante a realização das atividades;
- Promover a discussão em grupo após a rotação pelas estações, incentivando a troca de ideias e o compartilhamento de descobertas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação, seguindo as instruções propostas;
- Identificar e destacar corretamente o complemento verbal nas frases fornecidas;
- Completar os exercícios práticos relacionados ao complemento verbal;
- Ler e analisar o texto fornecido, identificando os complementos verbais e compreendendo sua função e efeito de sentido;
- Participar da discussão em grupo, compartilhando suas descobertas, dúvidas e contribuindo para o debate coletivo.