Aula sobre Complemento Verbal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A atividade proposta consiste em uma Rotação por Estações sobre o tema complemento verbal. Os alunos serão divididos em grupos e irão percorrer três estações, cada uma com atividades específicas relacionadas à identificação e compreensão do complemento verbal em frases. Na primeira estação, os alunos realizarão exercícios práticos de identificação do complemento verbal em diferentes contextos. Na segunda estação, terão a oportunidade de completar frases com o complemento verbal adequado. Na terceira estação, os alunos irão ler um texto e identificar os complementos verbais, analisando seu efeito de sentido. Após a rotação, haverá uma discussão em grupo para compartilhar as descobertas e consolidar o aprendizado. O objetivo principal é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender os efeitos de sentido do complemento verbal, aplicando esse conhecimento em diferentes contextos linguísticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é o complemento verbal e sua importância na língua portuguesa. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Análise de frases

    Nesta estação, os alunos terão uma lista de frases diversas. Eles deverão identificar e destacar o complemento verbal presente em cada uma das frases.

    Estação 2 - Exercícios práticos

    Nessa estação, os alunos terão uma série de exercícios práticos, como completar frases com o complemento verbal adequado, transformar frases para incluir ou modificar o complemento verbal, e identificar a função e o sentido do complemento verbal em contextos específicos.

    Estação 3 - Aplicação em textos

    Na terceira estação, os alunos terão acesso a um texto narrativo ou informativo que contém exemplos de complementos verbais. Eles deverão ler o texto e destacar os complementos verbais presentes, identificando sua função e efeito de sentido na construção do texto.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final das três estações, os grupos se reunirão para socializar as atividades criadas. Cada grupo apresentará suas atividades e os demais grupos farão perguntas e darão feedbacks.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando a importância do complemento verbal na língua portuguesa e destacando os pontos positivos das atividades criadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o complemento verbal em diferentes tipos de frases;
  • Compreender a função e o efeito de sentido do complemento verbal na construção do significado das frases;
  • Aplicar o conhecimento sobre complemento verbal em contextos diversos, como exercícios práticos e textos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar corretamente o complemento verbal nas frases;
  • Compreensão da função e do efeito de sentido do complemento verbal em cada contexto;
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Organizar as estações de atividades, preparando os materiais necessários para cada estação;
  • Fornecer instruções claras sobre as atividades em cada estação e esclarecer possíveis dúvidas dos alunos;
  • Circular pelas estações, monitorando e orientando os alunos durante a realização das atividades;
  • Promover a discussão em grupo após a rotação pelas estações, incentivando a troca de ideias e o compartilhamento de descobertas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação, seguindo as instruções propostas;
  • Identificar e destacar corretamente o complemento verbal nas frases fornecidas;
  • Completar os exercícios práticos relacionados ao complemento verbal;
  • Ler e analisar o texto fornecido, identificando os complementos verbais e compreendendo sua função e efeito de sentido;
  • Participar da discussão em grupo, compartilhando suas descobertas, dúvidas e contribuindo para o debate coletivo.