Aula sobre Complemento Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O complemento é um conceito importante para o domínio da língua portuguesa. Ele é responsável por conferir sentido a um verbo ou a um nome, e pode ser classificado como objeto direto e objeto indireto (em verbos) ou complemento nominal.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio que explique de forma clara e objetiva os conceitos de objeto direto, objeto indireto e complemento nominal para que os alunos possam estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo

    Os alunos devem estudar o material de apoio preparado e fazer anotações para tirar dúvidas e melhorar a compreensão sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos de frases com complementos e suas classificações (objeto direto, objeto indireto e complemento nominal) utilizando cartolinas e canetas para destacar as informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem formar grupos e criar frases com complemento verbal e nominal utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas frases e explicar por que escolheram determinado tipo de complemento. Ao final, todos os grupos devem utilizar o template criado para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade com base nos critérios definidos e utilize o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita e apresentação oral;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conceitos de objeto direto, objeto indireto e complemento nominal;
  • Criatividade na formulação das frases com complementos;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Preparar o material de apoio;
  • Apresentar exemplos práticos;
  • Avaliar a atividade e utilizar o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio;
  • Trabalhar em grupo;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.