Complementos verbais
Nessa aula de Português, você vai estudar os complementos verbais: objeto direto e indireto. Se concentre e vem aprender com #AprendiZAP
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual é a classificação certa das orações de acordo com o complemento verbal?
I. Ontem, pedi-lhe um favor.
II. Não o cumprimentamos, pois saímos mais cedo.
III. Recusaram os pedidos dos clientes.
Atividade completaA)
I. Objeto indireto; II. Objeto direto; III. Objeto direto.B) I. Objeto indireto; II. Objeto indireto; III. Objeto indireto.
C) I. Objeto direto; II. Objeito direto; III. Objeto direto.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
Os complementos verbais são termos essenciais para o entendimento das orações. Eles são utilizados para complementar o sentido dos verbos, indicando o objeto direto ou indireto da ação. Por exemplo, na frase "Eu comprei o livro", o complemento verbal é "o livro".Atividade completaÉ importante que os alunos compreendam a importância desses termos para a construção da mensagem e como identificá-los em textos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos serão os protagonistas do seu processo de aprendizagem, criando um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
4. Cultura Maker:
Complementos verbais são termos que complementam ou modificam o verbo. São classificados em objeto direto, objeto indireto, objeto direto e indireto e complemento nominal. Eles são fundamentais para a construção das frases e, consequentemente, dos textos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos criem um fanzine sobre o tema em papel A4 dividido em 8 partes. Dessa forma, eles poderão desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto, além de estimular a criatividade e a colaboração.Atividade completa5. Sala de Aula Invertida:
Os complementos verbais são elementos que complementam o sentido do verbo e são fundamentais para a compreensão da mensagem do texto. Eles podem ser classificados em objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva. Na metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos serão os protagonistas do aprendizado, construindo um mapa conceitual que os ajudará a visualizar as relações entre os diferentes tipos de complementos verbais. Para isso, é importante que eles tenham em mente exemplos práticos e cotidianos, como a frase "Eu comprei um livro para minha irmã", em que "um livro" é o objeto direto e "para minha irmã" é o objeto indireto.Atividade completa6. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, vamos entender mais sobre os complementos verbais na língua portuguesa. Esses complementos podem ser objetos diretos, indiretos e oblíquos, e são fundamentais na construção da frase e do sentido do texto. Vamos trabalhar com a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão responsáveis pela criação de um mapa conceitual, onde poderão desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar como exemplo situações cotidianas em que esses complementos são utilizados, como em frases simples ou em notícias de jornal.Atividade completa7. Rotação por estações:
Nesta aula, vamos aprender sobre os complementos verbais. Eles são essenciais para a construção de uma oração completa e ajudam a complementar o sentido do verbo. Por exemplo, na frase "Eu como pão", "pão" é o complemento verbal do verbo "comer". É importante identificar os complementos verbais para entendermos melhor o que está sendo dito em um texto. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O complemento verbal é um termo essencial na estruturação das orações. Ele é responsável por complementar o sentido do verbo, indicando alguma circunstância ou objeto da ação. É importante que os alunos entendam a função e a importância desses termos para a construção do sentido das frases. Para introduzir o tema, o professor pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como frases de músicas ou trechos de notícias que contenham complementos verbais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em textos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: