Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos entender mais sobre os complementos verbais na língua portuguesa. Esses complementos podem ser objetos diretos, indiretos e oblíquos, e são fundamentais na construção da frase e do sentido do texto. Vamos trabalhar com a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão responsáveis pela criação de um mapa conceitual, onde poderão desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar como exemplo situações cotidianas em que esses complementos são utilizados, como em frases simples ou em notícias de jornal.

  1. Etapa 1 -

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são complementos verbais e se já viram alguns exemplos em textos ou em conversas do dia a dia. Anote as respostas no quadro e explique o que são complementos verbais e sua importância na construção da frase.

  2. Etapa 2 -

    Distribua um texto curto para os alunos e peça para que eles identifiquem os complementos verbais presentes no texto. Em seguida, discuta em conjunto os complementos encontrados e explique a função de cada um deles.

  3. Etapa 3 -

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado aos complementos verbais, como "tipos de complementos verbais", "diferença entre objeto direto e indireto", "exemplos de complementos verbais em textos jornalísticos", entre outros. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 -

    Peça para que os grupos apresentem seus mapas conceituais e discuta em conjunto as ideias apresentadas. Incentive-os a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as escolhas de cada grupo.

  5. Etapa 5 -

    Por fim, proponha uma atividade de produção textual, onde os alunos deverão escrever uma pequena história utilizando pelo menos 3 complementos verbais. Incentive-os a serem criativos e a utilizar a estrutura gramatical aprendida durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos complementos verbais presentes no texto;
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo;
  • Criatividade e correção gramatical na produção textual.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de complemento verbal;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos;
  • Orientar os alunos na produção do mapa conceitual.

Ações do aluno

  • Identificar os complementos verbais presentes no texto;
  • Trabalhar em grupo na produção do mapa conceitual;
  • Escrever uma história utilizando complementos verbais.