Aula sobre Complementos Verbais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos entender mais sobre os complementos verbais na língua portuguesa. Esses complementos podem ser objetos diretos, indiretos e oblíquos, e são fundamentais na construção da frase e do sentido do texto. Vamos trabalhar com a metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos serão responsáveis pela criação de um mapa conceitual, onde poderão desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar como exemplo situações cotidianas em que esses complementos são utilizados, como em frases simples ou em notícias de jornal.
Etapa 1 -
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são complementos verbais e se já viram alguns exemplos em textos ou em conversas do dia a dia. Anote as respostas no quadro e explique o que são complementos verbais e sua importância na construção da frase.Etapa 2 -
Distribua um texto curto para os alunos e peça para que eles identifiquem os complementos verbais presentes no texto. Em seguida, discuta em conjunto os complementos encontrados e explique a função de cada um deles.Etapa 3 -
Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado aos complementos verbais, como "tipos de complementos verbais", "diferença entre objeto direto e indireto", "exemplos de complementos verbais em textos jornalísticos", entre outros. Cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 -
Peça para que os grupos apresentem seus mapas conceituais e discuta em conjunto as ideias apresentadas. Incentive-os a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as escolhas de cada grupo.Etapa 5 -
Por fim, proponha uma atividade de produção textual, onde os alunos deverão escrever uma pequena história utilizando pelo menos 3 complementos verbais. Incentive-os a serem criativos e a utilizar a estrutura gramatical aprendida durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em textos;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos complementos verbais presentes no texto;
- Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo;
- Criatividade e correção gramatical na produção textual.
Ações do professor
- Explicar claramente o conceito de complemento verbal;
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos;
- Orientar os alunos na produção do mapa conceitual.
Ações do aluno
- Identificar os complementos verbais presentes no texto;
- Trabalhar em grupo na produção do mapa conceitual;
- Escrever uma história utilizando complementos verbais.