Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Complementos verbais são termos que complementam ou modificam o verbo. São classificados em objeto direto, objeto indireto, objeto direto e indireto e complemento nominal. Eles são fundamentais para a construção das frases e, consequentemente, dos textos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos criem um fanzine sobre o tema em papel A4 dividido em 8 partes. Dessa forma, eles poderão desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto, além de estimular a criatividade e a colaboração.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância dos complementos verbais na construção das frases. Em seguida, mostre exemplos de frases que contenham complementos verbais e peça para que os alunos identifiquem o tipo de complemento presente em cada uma.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos (5 minutos)

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e explique que cada grupo será responsável pela criação de um fanzine sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do roteiro (20 minutos)

    Peça para que os grupos criem um roteiro para o fanzine, com os subtópicos que serão abordados e as informações que cada parte do fanzine irá conter. Incentive a criatividade e a colaboração entre os membros do grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine (60 minutos)

    Distribua o papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo e deixe que eles comecem a criar a fanzine seguindo o roteiro que criaram na etapa anterior. Incentive que usem cores, desenhos e outros recursos para deixar a fanzine mais atrativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines (20 minutos)

    Peça para que cada grupo apresente seu fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados e as informações contidas em cada parte.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Para finalizar, peça para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia utilizada contribuiu para o processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Caso queira dar uma tarefa de casa, peça para que os alunos escrevam uma frase para cada tipo de complemento verbal trabalhado na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do fanzine;
  • Coerência e coesão entre os subtópicos abordados;
  • Identificação correta dos tipos de complementos verbais nas frases criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Propor atividades que incentivem a criatividade e a reflexão.

Ações do aluno

  • Identificar o tipo de complemento verbal presente nas frases apresentadas pelo professor;
  • Colaborar na criação do roteiro e do fanzine;
  • Apresentar a fanzine para a turma.