Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os complementos verbais são termos essenciais para o entendimento das orações. Eles são utilizados para complementar o sentido dos verbos, indicando o objeto direto ou indireto da ação. Por exemplo, na frase "Eu comprei o livro", o complemento verbal é "o livro".

É importante que os alunos compreendam a importância desses termos para a construção da mensagem e como identificá-los em textos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos serão os protagonistas do seu processo de aprendizagem, criando um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobre complementos verbais, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou.

  2. Etapa 2 - Atividade de pesquisa

    Divida a turma em grupos e peça que eles pesquisem exemplos de complementos verbais em diferentes tipos de texto, como notícias, contos, poesias, entre outros. Eles deverão registrar os exemplos em seus templates.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento de exemplos

    Cada grupo apresentará os exemplos encontrados para a turma, explicando o contexto em que foram utilizados e qual é o tipo de complemento verbal. Você poderá fazer intervenções pontuais para sanar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um texto, utilizando diferentes tipos de complementos verbais. Você poderá dar sugestões de temas para o texto, como um relato de experiência, uma resenha de livro, etc.

  5. Etapa 5 - Revisão do texto

    Os alunos revisarão o texto com a ajuda do professor e de colegas, identificando se o uso dos complementos verbais está correto e fazendo as correções necessárias.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão em seus templates o que ainda não compreenderam completamente, para que o professor possa ajudá-los em futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os complementos verbais em textos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a produção de texto com correto uso dos complementos verbais.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos complementos verbais nos exemplos pesquisados.
  • Uso adequado dos complementos verbais no texto produzido.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Registro correto das reflexões no template de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de complementos verbais.
  • Dar feedback sobre a produção de texto dos alunos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na aula.

Ações do aluno

  • Colaborar com os membros do grupo na pesquisa e apresentação dos exemplos.
  • Produzir um texto com uso adequado dos complementos verbais.
  • Refletir sobre o que aprenderam e registrar no template de aprendizagem.