Aula sobre Complementos Verbais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os complementos verbais são termos essenciais para o entendimento das orações. Eles são utilizados para complementar o sentido dos verbos, indicando o objeto direto ou indireto da ação. Por exemplo, na frase "Eu comprei o livro", o complemento verbal é "o livro".
É importante que os alunos compreendam a importância desses termos para a construção da mensagem e como identificá-los em textos. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia Ensino Híbrido, em que os alunos serão os protagonistas do seu processo de aprendizagem, criando um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Professor, no Ensino Híbrido, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de buscar informações de forma autônoma e fora da escola. Portanto, proponha que realizem uma pesquisa sobre complementos verbais, anotando seus conhecimentos para levarem para a sala de aula. No dia da aula, proponha uma roda de conversa para que a turma possa compartilhar o que encontrou.Etapa 2 - Atividade de pesquisa
Divida a turma em grupos e peça que eles pesquisem exemplos de complementos verbais em diferentes tipos de texto, como notícias, contos, poesias, entre outros. Eles deverão registrar os exemplos em seus templates.Etapa 3 - Compartilhamento de exemplos
Cada grupo apresentará os exemplos encontrados para a turma, explicando o contexto em que foram utilizados e qual é o tipo de complemento verbal. Você poderá fazer intervenções pontuais para sanar dúvidas.Etapa 4 - Produção de texto
Os alunos produzirão um texto, utilizando diferentes tipos de complementos verbais. Você poderá dar sugestões de temas para o texto, como um relato de experiência, uma resenha de livro, etc.Etapa 5 - Revisão do texto
Os alunos revisarão o texto com a ajuda do professor e de colegas, identificando se o uso dos complementos verbais está correto e fazendo as correções necessárias.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão em seus templates o que ainda não compreenderam completamente, para que o professor possa ajudá-los em futuras aulas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar os complementos verbais em textos.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
- Incentivar a produção de texto com correto uso dos complementos verbais.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos complementos verbais nos exemplos pesquisados.
- Uso adequado dos complementos verbais no texto produzido.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Registro correto das reflexões no template de aprendizagem.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa de exemplos de complementos verbais.
- Dar feedback sobre a produção de texto dos alunos.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos na aula.
Ações do aluno
- Colaborar com os membros do grupo na pesquisa e apresentação dos exemplos.
- Produzir um texto com uso adequado dos complementos verbais.
- Refletir sobre o que aprenderam e registrar no template de aprendizagem.