Aula sobre Complementos Verbais
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O complemento verbal é um termo essencial na estruturação das orações. Ele é responsável por complementar o sentido do verbo, indicando alguma circunstância ou objeto da ação. É importante que os alunos entendam a função e a importância desses termos para a construção do sentido das frases. Para introduzir o tema, o professor pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como frases de músicas ou trechos de notícias que contenham complementos verbais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em textos.
Etapa 1 -
Explique, de forma clara e objetiva, o que são complementos verbais e qual a função deles na oração. Você pode utilizar exemplos de frases simples e pedir para que os alunos identifiquem o complemento verbal.Etapa 2 -
Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo deve escolher um tema para debater. O tema deve estar relacionado com algum acontecimento atual, sendo um assunto de interesse dos estudantes. Por exemplo: "A violência nas escolas".Etapa 3 -
Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 -
Explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado, com regras claras e objetivas. Os alunos devem discutir o tema escolhido, utilizando argumentos embasados em fatos e dados concretos. A cada argumento, os alunos devem avaliar o desempenho do grupo conforme o template de avaliação por rúbrica.Etapa 5 -
Após o debate, retome o tema dos complementos verbais, pedindo para que os alunos identifiquem os complementos presentes em algumas das frases utilizadas durante o debate.Etapa 6 -
Proponha uma atividade individual que consiste na produção de uma pequena redação, utilizando um dos temas debatidos em sala de aula. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre complementos verbais na produção de textos.Etapa 7 -
Por fim, peça para que os alunos troquem suas redações com um colega e façam uma revisão, identificando os complementos verbais presentes no texto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificação de complementos verbais em textos.
- Estimular a participação e o debate em grupo.
- Desenvolver a habilidade de escrita.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos complementos verbais nas frases utilizadas no debate.
- Participação ativa e contribuição de argumentos embasados em fatos e dados concretos durante o debate.
- Produção de uma redação bem estruturada, com a utilização correta de complementos verbais.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema dos complementos verbais.
- Dividir a turma em grupos para o debate.
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
- Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Propor uma atividade individual de produção de texto.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os complementos verbais nas frases utilizadas durante o debate.
- Participar ativamente do debate, contribuindo com argumentos embasados em fatos e dados concretos.
- Produzir uma redação bem estruturada, com a utilização correta de complementos verbais.