Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O complemento verbal é um termo essencial na estruturação das orações. Ele é responsável por complementar o sentido do verbo, indicando alguma circunstância ou objeto da ação. É importante que os alunos entendam a função e a importância desses termos para a construção do sentido das frases. Para introduzir o tema, o professor pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como frases de músicas ou trechos de notícias que contenham complementos verbais. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em textos.

  1. Etapa 1 -

    Explique, de forma clara e objetiva, o que são complementos verbais e qual a função deles na oração. Você pode utilizar exemplos de frases simples e pedir para que os alunos identifiquem o complemento verbal.

  2. Etapa 2 -

    Divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Cada grupo deve escolher um tema para debater. O tema deve estar relacionado com algum acontecimento atual, sendo um assunto de interesse dos estudantes. Por exemplo: "A violência nas escolas".

  3. Etapa 3 -

    Cada grupo deve elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 -

    Explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado, com regras claras e objetivas. Os alunos devem discutir o tema escolhido, utilizando argumentos embasados em fatos e dados concretos. A cada argumento, os alunos devem avaliar o desempenho do grupo conforme o template de avaliação por rúbrica.

  5. Etapa 5 -

    Após o debate, retome o tema dos complementos verbais, pedindo para que os alunos identifiquem os complementos presentes em algumas das frases utilizadas durante o debate.

  6. Etapa 6 -

    Proponha uma atividade individual que consiste na produção de uma pequena redação, utilizando um dos temas debatidos em sala de aula. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre complementos verbais na produção de textos.

  7. Etapa 7 -

    Por fim, peça para que os alunos troquem suas redações com um colega e façam uma revisão, identificando os complementos verbais presentes no texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificação de complementos verbais em textos.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de escrita.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos complementos verbais nas frases utilizadas no debate.
  • Participação ativa e contribuição de argumentos embasados em fatos e dados concretos durante o debate.
  • Produção de uma redação bem estruturada, com a utilização correta de complementos verbais.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema dos complementos verbais.
  • Dividir a turma em grupos para o debate.
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por rúbrica.
  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Propor uma atividade individual de produção de texto.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os complementos verbais nas frases utilizadas durante o debate.
  • Participar ativamente do debate, contribuindo com argumentos embasados em fatos e dados concretos.
  • Produzir uma redação bem estruturada, com a utilização correta de complementos verbais.