Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos aprender sobre os complementos verbais. Eles são essenciais para a construção de uma oração completa e ajudam a complementar o sentido do verbo. Por exemplo, na frase "Eu como pão", "pão" é o complemento verbal do verbo "comer". É importante identificar os complementos verbais para entendermos melhor o que está sendo dito em um texto. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Inicie a aula explicando o que são complementos verbais e sua importância na construção de uma oração. Será feita uma revisão rápida dos complementos diretos e indiretos.

    Você pode utilizar exemplos de frases com complementos verbais para que os alunos possam identificar e compreender melhor o conceito.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Explique como funciona a metodologia Rotação por Estações e organize a turma em três grupos, um em cada estação. Durante 20 minutos, eles deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, ir para a próxima estação.

    Estação 1 - Complementos diretos (20 minutos)

    Nesta estação, eles terão que identificar os complementos diretos em frases. Você pode distribuir fichas com frases.

    Estação 2 - Complementos indiretos (20 minutos)

    Nesta estação, eles terão que identificar os complementos indiretos em frases dadas pelo professor.

    Estação 3 - Complementos nominais (20 minutos)

    Nesta estação, eles terão que identificar os complementos nominais em frases dadas pelo professor.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão geral da aula, recapitulando os conceitos de complementos verbais e sua importância na construção de uma oração.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em uma oração.
  • Estimular a aprendizagem de maneira mais ativa e dinâmica por meio da metodologia de Rotação por estações.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem interativo e colaborativo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente os complementos verbais nas frases propostas.
  • Participação ativa nas atividades de grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos exemplos identificados.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de complementos verbais.
  • Orientar os alunos durante as atividades de grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os complementos verbais nas frases propostas.
  • Participar ativamente das atividades de grupo.
  • Apresentar de forma clara e objetiva os exemplos identificados.