Aula sobre Complementos Verbais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos aprender sobre os complementos verbais. Eles são essenciais para a construção de uma oração completa e ajudam a complementar o sentido do verbo. Por exemplo, na frase "Eu como pão", "pão" é o complemento verbal do verbo "comer". É importante identificar os complementos verbais para entendermos melhor o que está sendo dito em um texto. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes em cada estação.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Inicie a aula explicando o que são complementos verbais e sua importância na construção de uma oração. Será feita uma revisão rápida dos complementos diretos e indiretos.Você pode utilizar exemplos de frases com complementos verbais para que os alunos possam identificar e compreender melhor o conceito.
Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Explique como funciona a metodologia Rotação por Estações e organize a turma em três grupos, um em cada estação. Durante 20 minutos, eles deverão realizar a atividade proposta e, em seguida, ir para a próxima estação.Estação 1 - Complementos diretos (20 minutos)
Nesta estação, eles terão que identificar os complementos diretos em frases. Você pode distribuir fichas com frases.
Estação 2 - Complementos indiretos (20 minutos)
Nesta estação, eles terão que identificar os complementos indiretos em frases dadas pelo professor.
Estação 3 - Complementos nominais (20 minutos)
Nesta estação, eles terão que identificar os complementos nominais em frases dadas pelo professor.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma conclusão geral da aula, recapitulando os conceitos de complementos verbais e sua importância na construção de uma oração.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os complementos verbais em uma oração.
- Estimular a aprendizagem de maneira mais ativa e dinâmica por meio da metodologia de Rotação por estações.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem interativo e colaborativo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente os complementos verbais nas frases propostas.
- Participação ativa nas atividades de grupo.
- Apresentação clara e objetiva dos exemplos identificados.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conceito de complementos verbais.
- Orientar os alunos durante as atividades de grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os complementos verbais nas frases propostas.
- Participar ativamente das atividades de grupo.
- Apresentar de forma clara e objetiva os exemplos identificados.