Aula sobre Complementos Verbais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os complementos verbais são elementos que complementam o sentido do verbo e são fundamentais para a compreensão da mensagem do texto. Eles podem ser classificados em objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva. Na metodologia Sala de Aula Invertida, os alunos serão os protagonistas do aprendizado, construindo um mapa conceitual que os ajudará a visualizar as relações entre os diferentes tipos de complementos verbais. Para isso, é importante que eles tenham em mente exemplos práticos e cotidianos, como a frase "Eu comprei um livro para minha irmã", em que "um livro" é o objeto direto e "para minha irmã" é o objeto indireto.

  1. Etapa 1 -

    Professor, introduz o tema dos complementos verbais, explicando suas características e para que servem. Em seguida, deve apresentar exemplos de frases com diferentes tipos de complementos verbais.

  2. Etapa 2 -

    Compartilhe com a turma um vídeo ou material explicativo sobre o tema.

  3. Etapa 3 -

    Após assistirem ao vídeo ou estudarem o material, os alunos devem pesquisar mais exemplos de frases com complementos verbais e compartilhar com a turma em um fórum online.

  4. Etapa 4 -

    Cada aluno deve escolher um tipo de complemento verbal e criar uma ideia central para o mapa conceitual. Em seguida, devem construir 8 sub-ideias relacionadas ao tema, com 2 níveis de profundidade para cada sub-ideia.

  5. Etapa 5 -

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as relações entre as diferentes ideias e como elas se relacionam com o tema geral dos complementos verbais.

  6. Etapa 6 -

    Em grupos, os alunos devem criar uma história em que utilizem diferentes tipos de complementos verbais. Após a criação, devem apresentar a história para a turma e desafiá-la a identificar os complementos verbais utilizados.

  7. Etapa 7 -

    Para finalizar, realize uma revisão geral sobre o tema dos complementos verbais, destacando os principais pontos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os diferentes tipos de complementos verbais em textos e produções próprias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de produção de textos pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante as atividades propostas.
  • Clareza na construção do mapa conceitual e das sub-ideias.
  • Habilidade em identificar e utilizar corretamente os diferentes tipos de complementos verbais em produções próprias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos complementos verbais de forma clara e objetiva.
  • Oferecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar no entendimento do tema.
  • Disponibilizar recursos digitais para a realização das atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas necessárias para a construção do mapa conceitual.
  • Apresentar claramente as sub-ideias relacionadas ao tema escolhido para o mapa conceitual.