Aula sobre Composicao Do Ar Atmosferico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O ar que respiramos é uma mistura de gases e sua composição é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Nesta aula, vamos aprender sobre a composição do ar atmosférico e como alguns fenômenos naturais ou antrópicos podem alterá-la. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai nos ajudar a desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de composição do ar atmosférico, explorando os principais gases que o compõem e suas proporções. Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a importância de cada um desses gases para a manutenção da vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de um cartaz que represente a composição do ar, preferencialmente com as proporções dos gases e sua importância. Disponibilize materiais como papel, canetas, lápis de cor e revistas para recorte e colagem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e juntos irão decidir qual será o modelo final do cartaz.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o modelo definido, os grupos irão trabalhar juntos para produzir o cartaz final.

  5. Etapa 5 - Testar

    Ao final da aula, cada grupo irá apresentar seu cartaz para a turma e explicar a importância da composição do ar atmosférico. Conduza uma discussão sobre como fenômenos naturais ou antrópicos podem alterar essa composição e os impactos disso para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
  • Compreender a importância da composição do ar na manutenção da vida na Terra.
  • Discutir os impactos da poluição atmosférica e da qualidade do ar em ambientes fechados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e produção do cartaz.
  • Qualidade do cartaz final produzido pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do cartaz e na explicação da importância da composição do ar.
  • Participação ativa na discussão sobre os impactos da poluição atmosférica e da qualidade do ar em ambientes fechados.
  • Trabalho em equipe e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de composição do ar atmosférico.
  • Dividir a turma em grupos e orientar na pesquisa e produção do cartaz.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Conduzir a discussão sobre os impactos da poluição atmosférica e da qualidade do ar em ambientes fechados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na pesquisa e produção do cartaz.
  • Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Apresentar o cartaz final para a turma e explicar a importância da composição do ar.
  • Participar ativamente na discussão sobre os impactos da poluição atmosférica e da qualidade do ar em ambientes fechados.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.