Aula sobre Composicao Do Ar Atmosferico

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Compreender a composição do ar atmosférico é um tema fundamental, pois permite que os alunos percebam que o ar é uma mistura de gases, e não um gás único. Além disto, a composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra, e fenômenos naturais e antrópicos podem alterar essa composição. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam discutir e analisar a composição do ar, identificando os gases presentes e refletindo sobre os impactos das atividades humanas no ar que respiramos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que é o ar e o que eles sabem sobre sua composição. Em seguida, apresente uma breve explicação sobre a composição do ar e seus principais componentes.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Divida os alunos em grupos de quatro a cinco estudantes. Cada grupo deve receber um tema sobre a composição do ar, como, por exemplo, a importância do gás oxigênio para os seres vivos, a alteração da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, o buraco na camada de ozônio, entre outros. O grupo deve identificar um problema relacionado ao tema e fazer um levantamento de dados, por meio de entrevistas e pesquisas em fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Análise do contexto

    Cada grupo deve discutir o que causa o problema identificado e se é possível evitá-lo. Os alunos devem apresentar soluções para o problema, refletindo sobre as ações que podem ser tomadas para contribuir com a disseminação da informação sobre a composição do ar.

  4. Etapa 4 - Criação de infográficos

    Os alunos devem criar um infográfico que contenha informações sobre a composição do ar e seu tema específico, preenchendo as lacunas com as informações obtidas na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e as soluções apresentadas para o problema identificado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma roda de conversa com os alunos discutindo sobre as temáticas pesquisadas. Ressalte como atividades antrópicas podem causar alterações na composição da atmosfera, levando a diversos problemas. Incentive a reflexão sobre ações que podem ser tomadas para evitar estes problemas. .

Intencionalidades pedagógicas

  • Demonstrar que o ar é uma mistura de gases e identificar sua composição.
  • Discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar a composição do ar.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na criação dos infográficos.
  • Coerência entre as informações apresentadas e os dados oficiais sobre a composição do ar.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da composição do ar e as ações que podem ser tomadas para preservá-lo.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a colaboração entre os alunos e a troca de ideias.
  • Orientar os alunos na realização das pesquisas e na criação dos infográficos.
  • Fazer uma síntese das apresentações dos grupos e incentivar a reflexão dos alunos sobre a importância da composição do ar.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis e criar infográficos claros e criativos.
  • Refletir criticamente sobre a importância da composição do ar e as ações que podem ser tomadas para preservá-lo.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.