Aula sobre Composicao Do Ar Atmosferico
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Compreender a composição do ar atmosférico é um tema fundamental, pois permite que os alunos percebam que o ar é uma mistura de gases, e não um gás único. Além disto, a composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra, e fenômenos naturais e antrópicos podem alterar essa composição. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam discutir e analisar a composição do ar, identificando os gases presentes e refletindo sobre os impactos das atividades humanas no ar que respiramos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula questionando os alunos sobre o que é o ar e o que eles sabem sobre sua composição. Em seguida, apresente uma breve explicação sobre a composição do ar e seus principais componentes.Etapa 2 - Estudo de Caso
Divida os alunos em grupos de quatro a cinco estudantes. Cada grupo deve receber um tema sobre a composição do ar, como, por exemplo, a importância do gás oxigênio para os seres vivos, a alteração da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, o buraco na camada de ozônio, entre outros. O grupo deve identificar um problema relacionado ao tema e fazer um levantamento de dados, por meio de entrevistas e pesquisas em fontes confiáveis.Etapa 3 - Análise do contexto
Cada grupo deve discutir o que causa o problema identificado e se é possível evitá-lo. Os alunos devem apresentar soluções para o problema, refletindo sobre as ações que podem ser tomadas para contribuir com a disseminação da informação sobre a composição do ar.Etapa 4 - Criação de infográficos
Os alunos devem criar um infográfico que contenha informações sobre a composição do ar e seu tema específico, preenchendo as lacunas com as informações obtidas na pesquisa.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e as soluções apresentadas para o problema identificado.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma roda de conversa com os alunos discutindo sobre as temáticas pesquisadas. Ressalte como atividades antrópicas podem causar alterações na composição da atmosfera, levando a diversos problemas. Incentive a reflexão sobre ações que podem ser tomadas para evitar estes problemas. .
Intencionalidades pedagógicas
- Demonstrar que o ar é uma mistura de gases e identificar sua composição.
- Discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar a composição do ar.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Criatividade e clareza na criação dos infográficos.
- Coerência entre as informações apresentadas e os dados oficiais sobre a composição do ar.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da composição do ar e as ações que podem ser tomadas para preservá-lo.
Ações do professor
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Estimular a colaboração entre os alunos e a troca de ideias.
- Orientar os alunos na realização das pesquisas e na criação dos infográficos.
- Fazer uma síntese das apresentações dos grupos e incentivar a reflexão dos alunos sobre a importância da composição do ar.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Realizar pesquisas em fontes confiáveis e criar infográficos claros e criativos.
- Refletir criticamente sobre a importância da composição do ar e as ações que podem ser tomadas para preservá-lo.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva.