Aula sobre Composicao Do Ar Atmosferico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A composição do ar atmosférico é um tema fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais e antrópicos que afetam a vida na Terra. O ar é uma mistura de gases, principalmente nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. A poluição atmosférica, o aquecimento global e a camada de ozônio são alguns exemplos de fenômenos que afetam a composição do ar e que são importantes para a compreensão da importância da preservação do meio ambiente. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de júri para discutir a composição do ar atmosférico e suas implicações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da discussão sobre a composição do ar atmosférico. Em seguida, os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo observador e grupo opositor.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. O grupo defensor irá defender a importância da preservação da composição atual do ar atmosférico, o grupo opositor irá defender a ideia de que a alteração da composição do ar não é prejudicial, e a banca julgadora irá avaliar os argumentos de ambos os grupos e tomar uma decisão. Nesse caso, é de permitir ou não a alteração atmosférica.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para apresentar seus argumentos e contra-argumentos, enquanto a banca julgadora irá avaliar e questionar as apresentações. O grupo de observação irá anotar pontos positivos e negativos de cada argumento apresentado.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora irá se reunir com o grupo de observação para tomar uma decisão, baseada nos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido durante o debate e como a composição do ar atmosférico é importante para a vida na Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate
  • Compreender a importância da preservação do meio ambiente
  • Reconhecer a composição do ar atmosférico e os fenômenos que podem alterá-la

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Habilidade de contra-argumentação
  • Coerência com a temática proposta
  • Respeito ao ponto de vista dos colegas

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizá-lo
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa
  • Conduzir o debate e mediar as discussões
  • Avaliar a participação dos alunos
  • Conduzir a conclusão e a discussão final

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos
  • Apresentar argumentos e contra-argumentos durante o debate
  • Avaliar os argumentos dos colegas
  • Respeitar o ponto de vista dos colegas
  • Participar ativamente do debate e da deliberação