Aula sobre Composicao Do Ar Atmosferico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos entender melhor a composição do ar atmosférico e como ela é importante para a nossa vida. O ar é uma mistura de gases, e cada um deles tem uma função importante para manter o equilíbrio do planeta. O oxigênio, por exemplo, é fundamental para a respiração dos seres vivos, enquanto o dióxido de carbono é essencial para a fotossíntese das plantas. Vamos trabalhar com a metodologia da Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um mapa conceitual para entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Vídeo aula

    Os alunos deverão assistir a um vídeo selecionado pelo professor, que apresente de forma clara e didática a composição do ar atmosférico. O vídeo poderá ser acessado pelos alunos através de um link enviado pelo professor.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a composição do ar atmosférico. Em seguida, deve apresentar uma breve explicação sobre o assunto e como ele é importante para a vida no planeta.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupo, e o professor deverá fornecer um modelo para que os alunos possam se basear. A ideia central pode ser um gás específico e exemplos de sub-ideias são: função do gás, consequências do seu excesso, consequências da sua falta, o que pode ocasionar sua falta, o que pode ocasionar seu excesso.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando de forma clara e objetiva a composição do ar atmosférico e suas principais características.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor deverá apresentar exemplos práticos sobre como a composição do ar atmosférico pode ser alterada por fenômenos naturais ou antrópicos. Os alunos deverão discutir em grupo sobre os exemplos apresentados e como eles afetam a vida no planeta.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos deverão participar de um debate sobre a importância da composição do ar atmosférico para a vida no planeta, e como podemos contribuir para preservá-la.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da composição do ar atmosférico para a vida no planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão e interpretação sobre a composição do ar atmosférico e sua importância para a vida no planeta.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe através da criação do mapa conceitual.
  • Promover o debate e a reflexão sobre a importância da preservação da composição do ar atmosférico para a vida no planeta.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Capacidade de apresentar de forma clara e objetiva a composição do ar atmosférico.
  • Envolvimento no debate sobre a importância da preservação da composição do ar atmosférico.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo explicativo sobre a composição do ar atmosférico.
  • Fornecer um modelo de mapa conceitual para os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos sobre como a composição do ar atmosférico pode ser alterada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Apresentar de forma clara e objetiva a composição do ar atmosférico.
  • Participar do debate sobre a importância da preservação da composição do ar atmosférico.