Comunidades quilombolas e seu modo de vida

Você já aprendeu o que são quilombos, que tal agora conhcer a realidade de uma comunidade quilombola? Nessa aula de Geografia, você vai acompanhar um vídeo que retrata a realidade vivida nos quilombos.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    As comunidades tradicionais se destacam pelo modo de vida próprio. Selecione a alternativa que descreve o modo de vida das comunidades quilombolas:

    A) São descendentes de escravizados fugidos, e seu modo de vida está ligado à terra. Eles vivem basicamente da pesca e da agricultura familiar.

    B) São povos que vivem à beira de rios, suas moradias características são as palafitas. Eles vivem de artesanato e pesca.

    C) São descendentes de escravizados fugidos que trocaram totalmente seus hábitos e hoje em dia vivem do comércio.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem o objetivo de apresentar aos alunos a história e a cultura das comunidades quilombolas, bem como suas lutas e conquistas. Além disso, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de compreender melhor as necessidades e desafios enfrentados por essas comunidades.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" pretende apresentar aos alunos o conceito de quilombo e a importância dessas comunidades para a história e cultura brasileira. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" visa apresentar a história e a cultura das comunidades quilombolas, bem como seus direitos legais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo. Esse mapa conterá informações importantes sobre o jogo, como o objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso. A ideia é que os alunos aprendam sobre as comunidades quilombolas de forma lúdica e divertida, enquanto desenvolvem habilidades importantes, como a seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem como objetivo apresentar a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e cultura dessas comunidades, bem como sobre a luta por seus direitos e territórios. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para poderem desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos, como direitos legais dessas comunidades. É importante contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre a vida em comunidades quilombolas, como a preservação da cultura, a luta pela terra e a resistência contra a discriminação.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" é importante para que os alunos possam compreender a história e a cultura dessas comunidades que foram formadas por ex-escravos que fugiam das fazendas. É importante que compreendam como essas comunidades se organizam e como vivem, além de reconhecerem seus direitos legais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e farão atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: