Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" pretende apresentar aos alunos o conceito de quilombo e a importância dessas comunidades para a história e cultura brasileira. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Etapa 1 - Entender
O professor apresentará o conceito de quilombo e sua importância para a história e cultura brasileira.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo receberá um subtópico relacionado ao tema, como a culinária quilombola, a música e as danças típicas, a religião, entre outros. Eles devem criar um esboço de como apresentar o subtópico para a turma.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo apresenta seu esboço e a turma decide qual será o formato da apresentação de cada subtópico.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo prepara sua apresentação utilizando materiais como cartolinas, papéis coloridos, canetas, lápis de cor, entre outros.Etapa 6 - Testar
Cada grupo apresentará seu subtópico para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Ao final das apresentações, os alunos farão uma roda de conversa para discutir o que aprenderam sobre as comunidades quilombolas e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de colaboração, criticidade e aprendizagem entre pares.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade da apresentação dos subtópicos.
- Criatividade e originalidade na apresentação dos subtópicos.
- Cooperação e colaboração dos alunos em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de quilombo e sua importância para a história e cultura brasileira.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na elaboração dos esboços e na preparação das apresentações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções pedagógicas durante as apresentações para enriquecer a discussão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo para elaborar os esboços e preparar as apresentações.
- Expressar-se de forma clara e objetiva durante as apresentações.
- Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.