Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" visa apresentar a história e a cultura das comunidades quilombolas, bem como seus direitos legais. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo. Esse mapa conterá informações importantes sobre o jogo, como o objetivo, desafios, níveis, recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso. A ideia é que os alunos aprendam sobre as comunidades quilombolas de forma lúdica e divertida, enquanto desenvolvem habilidades importantes, como a seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando um breve histórico sobre as comunidades quilombolas e seus direitos legais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um jogo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição do jogo

    Cada grupo irá criar um mapa de registro do jogo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos irão desenvolver seu jogo, devendo utilizar materiais disponíveis na sala de aula, como papéis, canetas, lápis de cor, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Eles deverão explicar como o jogo funciona, o objetivo, os desafios, os níveis, as recompensas, as informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens e soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem aprendendo sobre as comunidades quilombolas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o objetivo do jogo e os desafios propostos.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência entre as informações apresentadas no mapa de registro e o jogo desenvolvido.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a troca de ideias.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a atividade.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Receber feedback construtivo do professor e dos colegas.