Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem como objetivo apresentar a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e cultura dessas comunidades, bem como sobre a luta por seus direitos e territórios. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para poderem desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são comunidades quilombolas e como elas são formadas. Será apresentado um vídeo sobre a história e cultura dessas comunidades. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o vídeo.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida.Etapa 3 - Debate em grupos
Cada grupo deve discutir a luta pelos direitos, a preservação da cultura, a importância da terra para a sobrevivência das comunidades, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará suas conclusões e argumentos sobre o tema discutido.Etapa 5 - Avaliação por rubrica
Os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos avaliarão uns aos outros utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da cultura e dos direitos das comunidades quilombolas.
Critérios de avaliação
- Identificação dos principais argumentos apresentados pelos grupos.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
Ações do professor
- Explicar o que são comunidades quilombolas e como elas são formadas.
- Orientar os alunos sobre como realizar o debate e como utilizar o Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Avaliar os grupos utilizando o modelo de avaliação por rubrica.