Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem como objetivo apresentar a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida. Os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e cultura dessas comunidades, bem como sobre a luta por seus direitos e territórios. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para poderem desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são comunidades quilombolas e como elas são formadas. Será apresentado um vídeo sobre a história e cultura dessas comunidades. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o vídeo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida.

  3. Etapa 3 - Debate em grupos

    Cada grupo deve discutir a luta pelos direitos, a preservação da cultura, a importância da terra para a sobrevivência das comunidades, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas conclusões e argumentos sobre o tema discutido.

  5. Etapa 5 - Avaliação por rubrica

    Os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos avaliarão uns aos outros utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da cultura e dos direitos das comunidades quilombolas.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos principais argumentos apresentados pelos grupos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos durante o debate.

Ações do professor

  • Explicar o que são comunidades quilombolas e como elas são formadas.
  • Orientar os alunos sobre como realizar o debate e como utilizar o Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Avaliar os grupos utilizando o modelo de avaliação por rubrica.