Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" é importante para que os alunos possam compreender a história e a cultura dessas comunidades que foram formadas por ex-escravos que fugiam das fazendas. É importante que compreendam como essas comunidades se organizam e como vivem, além de reconhecerem seus direitos legais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual eles serão divididos em grupos e farão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar a temática e contextualizar a importância das comunidades quilombolas no Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de até 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - História das comunidades quilombolas

    Os alunos irão ler textos e assistir a vídeos sobre a história das comunidades quilombolas no Brasil. Após a leitura e a visualização dos vídeos, responderão a perguntas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Modo de vida das comunidades quilombolas

    Os alunos irão conhecer o modo de vida das comunidades quilombolas. Serão apresentados vídeos e imagens sobre a cultura, a culinária e a religiosidade dessas comunidades. Após a apresentação, eles devem criar um mapa mental com as informações mais relevantes.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Direitos legais das comunidades quilombolas

    Os alunos irão conhecer os direitos legais das comunidades quilombolas. Serão apresentados textos e vídeos sobre a legislação e as políticas públicas voltadas para essas comunidades. Após a apresentação, eles criarão um cartaz com os principais direitos das comunidades quilombolas.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades

    Na última etapa, os alunos irão socializar as atividades realizadas em cada estação. Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos nas atividades e compartilhar com os demais alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão e faça uma conclusão sobre a importância das comunidades quilombolas e seus modos de vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história e a cultura das comunidades quilombolas.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos e informações apresentados nas atividades.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre a história e a cultura das comunidades quilombolas.
  • Habilidade de trabalho em grupo e cooperação com os demais alunos.

Ações do professor

  • Apresentar a temática e contextualizar a importância das comunidades quilombolas no Brasil.
  • Organizar as atividades em estações e orientar os alunos em cada uma delas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Realizar a socialização das atividades e promover o debate entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Ler textos e assistir a vídeos sobre a história, a cultura e os direitos legais das comunidades quilombolas.
  • Refletir criticamente sobre a história e a cultura das comunidades quilombolas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os demais alunos.