Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos, como direitos legais dessas comunidades. É importante contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre a vida em comunidades quilombolas, como a preservação da cultura, a luta pela terra e a resistência contra a discriminação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor introduz o tema e apresenta exemplos práticos e didáticos sobre a vida em comunidades quilombolas. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura do texto

    Disponibilize um texto anteriormente para que os alunos possam ler. Após essa leitura, eles respondem a algumas perguntas

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e expressem suas opiniões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo sobre as avaliações feitas pelos pares.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam os resultados da discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos realizam uma atividade prática em que devem criar uma maquete representando uma comunidade quilombola. O professor pode disponibilizar materiais para a construção da maquete.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da preservação da cultura das comunidades quilombolas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos, como direitos legais dessas comunidades.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação da cultura das comunidades quilombolas.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da criação de uma maquete representando uma comunidade quilombola.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e dos conceitos abordados.
  • Criatividade na construção da maquete.
  • Cooperação e diálogo entre os alunos durante as atividades em grupo.
  • Avaliação positiva no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Orientar os alunos na atividade prática.
  • Fazer comentários sobre as avaliações feitas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre comunidades quilombolas e responder às perguntas.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar e dialogar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Construir uma maquete representando uma comunidade quilombola.