Aula sobre Comunidades Quilombolas E Seu Modo De Vida
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Comunidades quilombolas e seu modo de vida" tem o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos, como direitos legais dessas comunidades. É importante contextualizar o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre a vida em comunidades quilombolas, como a preservação da cultura, a luta pela terra e a resistência contra a discriminação.
Etapa 1 - Introdução
O professor introduz o tema e apresenta exemplos práticos e didáticos sobre a vida em comunidades quilombolas. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre o tema.Etapa 2 - Leitura do texto
Disponibilize um texto anteriormente para que os alunos possam ler. Após essa leitura, eles respondem a algumas perguntasEtapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e expressem suas opiniões sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo sobre as avaliações feitas pelos pares.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentam os resultados da discussão em grupo.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos realizam uma atividade prática em que devem criar uma maquete representando uma comunidade quilombola. O professor pode disponibilizar materiais para a construção da maquete.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da preservação da cultura das comunidades quilombolas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos, como direitos legais dessas comunidades.
- Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação da cultura das comunidades quilombolas.
- Estimular a criatividade dos alunos por meio da criação de uma maquete representando uma comunidade quilombola.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e dos conceitos abordados.
- Criatividade na construção da maquete.
- Cooperação e diálogo entre os alunos durante as atividades em grupo.
- Avaliação positiva no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Orientar os alunos na atividade prática.
- Fazer comentários sobre as avaliações feitas pelos alunos.
Ações do aluno
- Ler o texto sobre comunidades quilombolas e responder às perguntas.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar e dialogar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Construir uma maquete representando uma comunidade quilombola.