Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Vamos trabalhar com os conceitos de Estado, país e nação, fundamentais para entendermos a organização política das sociedades. Esses conceitos podem ser encontrados em diversas situações do nosso cotidiano, como nas notícias sobre conflitos internacionais ou na discussão sobre a independência de países. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um modelo com 7 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente os conceitos de Estado, país e nação, explicando suas diferenças e como eles se relacionam. Utilize exemplos para ilustrar cada conceito.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e irão esboçar um mapa conceitual, relacionando os conceitos de Estado, país e nação. O objetivo é que eles visualizem como esses conceitos se relacionam.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e juntos irão decidir qual é o melhor, considerando a clareza e a organização das informações.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o mapa conceitual definido, os grupos irão criar um esquema para aplicar os conceitos em um contexto específico, como, por exemplo, a independência de um país. Eles irão pensar em como esses conceitos podem ser aplicados na situação escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas propostas e juntos irão discutir como os conceitos de Estado, país e nação podem ser aplicados em diferentes situações. O objetivo é que os alunos compreendam a importância desses conceitos para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais e esquemas para aplicar conceitos em situações específicas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de Estado, país e nação.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Clareza e organização do esquema criado pelo grupo.
  • Participação e colaboração do aluno em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos em situações específicas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
  • Orientar os grupos na criação do mapa conceitual e do esquema.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
  • Fazer a avaliação dos trabalhos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com o grupo na criação do mapa conceitual e do esquema.
  • Contribuir para a discussão e o debate com os outros grupos.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e organizada.
  • Aplicar os conceitos de Estado, país e nação em situações específicas.