Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Vamos trabalhar com os conceitos de Estado, país e nação, fundamentais para entendermos a organização política das sociedades. Esses conceitos podem ser encontrados em diversas situações do nosso cotidiano, como nas notícias sobre conflitos internacionais ou na discussão sobre a independência de países. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um modelo com 7 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente os conceitos de Estado, país e nação, explicando suas diferenças e como eles se relacionam. Utilize exemplos para ilustrar cada conceito.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e irão esboçar um mapa conceitual, relacionando os conceitos de Estado, país e nação. O objetivo é que eles visualizem como esses conceitos se relacionam.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e juntos irão decidir qual é o melhor, considerando a clareza e a organização das informações.Etapa 4 - Prototipar
Com o mapa conceitual definido, os grupos irão criar um esquema para aplicar os conceitos em um contexto específico, como, por exemplo, a independência de um país. Eles irão pensar em como esses conceitos podem ser aplicados na situação escolhida.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar suas propostas e juntos irão discutir como os conceitos de Estado, país e nação podem ser aplicados em diferentes situações. O objetivo é que os alunos compreendam a importância desses conceitos para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais e esquemas para aplicar conceitos em situações específicas.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de Estado, país e nação.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
- Clareza e organização do esquema criado pelo grupo.
- Participação e colaboração do aluno em grupo.
- Capacidade de aplicar os conceitos em situações específicas.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em grupo.
- Orientar os grupos na criação do mapa conceitual e do esquema.
- Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
- Fazer a avaliação dos trabalhos apresentados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com o grupo na criação do mapa conceitual e do esquema.
- Contribuir para a discussão e o debate com os outros grupos.
- Apresentar o trabalho de forma clara e organizada.
- Aplicar os conceitos de Estado, país e nação em situações específicas.