Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os alunos irão estudar sobre os conceitos de Estado, país e nação e como eles se relacionam. Esses conceitos são fundamentais para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, especialmente em relação às situações geopolíticas na América e na África. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Dessa forma, os alunos serão incentivados a participar ativamente da aula e a refletir sobre o que estão aprendendo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique os conceitos de Estado, país e nação. Em seguida peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre esses conceitos. Organize o tempo e os materiais necessários para a pesquisa.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos resultados da pesquisa

    Os alunos irão compartilhar com a turma o que encontraram em suas pesquisas, faça intervenções para complementar com informações e sanar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Forneça um modelo e orientação para a criação. Peça aos alunos preencherem o check-in com o que sabem sobre o tema

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir sobre os conceitos de Estado, país e nação como se relacionam, aprofundando os temas. Incentive a pesquisa e oriente os grupos.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupo para preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações aprendidas sobre os conceitos de Estado, país e nação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de registro de aprendizagem para a turma, explicando como utilizaram os campos de Check-in e Check-out para registrar seu aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre como esses conceitos se aplicam no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a reflexão crítica sobre como os conceitos aprendidos se aplicam no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade do modelo de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Compreensão e aplicação correta dos conceitos de Estado, país e nação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar os conceitos de Estado, país e nação.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Circular pela sala para ajudar e orientar os grupos.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa rápida sobre os conceitos de Estado, país e nação.
  • Discutir em grupo como esses conceitos se relacionam.
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Trabalhar em grupo para preencher o modelo de registro de aprendizagem.
  • Apresentar o modelo de registro de aprendizagem para a turma.