Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os alunos irão estudar sobre os conceitos de Estado, país e nação e como eles se relacionam. Esses conceitos são fundamentais para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, especialmente em relação às situações geopolíticas na América e na África. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Dessa forma, os alunos serão incentivados a participar ativamente da aula e a refletir sobre o que estão aprendendo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique os conceitos de Estado, país e nação. Em seguida peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre esses conceitos. Organize o tempo e os materiais necessários para a pesquisa.Etapa 2 - Apresentação dos resultados da pesquisa
Os alunos irão compartilhar com a turma o que encontraram em suas pesquisas, faça intervenções para complementar com informações e sanar dúvidas.Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Forneça um modelo e orientação para a criação. Peça aos alunos preencherem o check-in com o que sabem sobre o temaEtapa 4 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutir sobre os conceitos de Estado, país e nação como se relacionam, aprofundando os temas. Incentive a pesquisa e oriente os grupos.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupo para preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações aprendidas sobre os conceitos de Estado, país e nação.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo de registro de aprendizagem para a turma, explicando como utilizaram os campos de Check-in e Check-out para registrar seu aprendizado.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre como esses conceitos se aplicam no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Promover a reflexão crítica sobre como os conceitos aprendidos se aplicam no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Qualidade do modelo de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
- Compreensão e aplicação correta dos conceitos de Estado, país e nação.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar os conceitos de Estado, país e nação.
- Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Circular pela sala para ajudar e orientar os grupos.
Ações do aluno
- Fazer uma pesquisa rápida sobre os conceitos de Estado, país e nação.
- Discutir em grupo como esses conceitos se relacionam.
- Criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Trabalhar em grupo para preencher o modelo de registro de aprendizagem.
- Apresentar o modelo de registro de aprendizagem para a turma.