Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Conceitos de Estado, país e nação" é fundamental para o entendimento da organização política e social do mundo contemporâneo. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles influenciam as relações políticas entre países e em um mesmo país. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus conceitos básicos, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos. Ilustre sua apresentação com mapas e imagens.

  2. Etapa 2 - Introdução à Gamificação

    Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula, incentivando a participação e a criatividade dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, e as aprendizagens do jogo. Oriente e auxilie os estudantes na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele se relaciona com os conceitos de Estado, país e nação. Os demais alunos irão avaliar e comentar os jogos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Organize novos grupos para que os alunos possam experimentar os jogos criados. Na sequencia, os alunos irão discutir em grupo as relações entre os jogos apresentados e os conceitos de Estado, país e nação, apontando semelhanças e diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos trabalhados e a importância da metodologia de Gamificação para o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência e relação entre o jogo e os conceitos de Estado, país e nação.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa de registro do jogo.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Avaliar e comentar os jogos apresentados pelos alunos.
  • Sintetizar os conceitos trabalhados na aula.
  • Estimular a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Avaliar e comentar os jogos apresentados pelos demais grupos.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros.