Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os conceitos de Estado, país e nação são fundamentais para entendermos as relações geopolíticas na contemporaneidade. Para contextualizar o tema, podemos trazer exemplos de países que possuem uma diversidade étnica e cultural muito grande, como o Brasil. Além disso, podemos falar sobre como a formação dos Estados e países está relacionada com a história e como isso pode influenciar nas tensões atuais. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri para discutir o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema, apresentando os conceitos de Estado, país e nação, e explique como eles se relacionam. Em seguida, explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribuirá o material necessário para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo (defensor e opositor) terá um tempo para realizar pesquisas sobre o tema e preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores também irão realizar pesquisas para embasar suas opiniões.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será dividido em duas partes: a primeira, o grupo defensor apresentará seus argumentos e o grupo opositor fará suas críticas; a segunda, o grupo opositor apresentará seus argumentos e o grupo defensor fará suas críticas. A banca julgadora e o grupo de observadores irão fazer perguntas e comentários durante o debate. Organize o tempo do debate.

  5. Etapa 5 - Deliberação

    A banca julgadora irá deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e justificar sua decisão. O grupo de observadores irá fazer comentários sobre o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, país e nação para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade.
  • Utilização adequada dos conceitos trabalhados na atividade.
  • Argumentação clara e coesa.
  • Respeito às opiniões dos outros grupos.
  • Capacidade de escuta e diálogo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular o debate e a reflexão dos alunos.
  • Dar devolutivas individuais para os alunos após a atividade.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o tema.
  • Participar ativamente e colaborar com o grupo.
  • Apresentar argumentos claros e coesos.
  • Respeitar as opiniões dos outros grupos.
  • Escutar e dialogar com os outros grupos.