Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Conceitos de Estado, país e nação" é fundamental para entendermos as estruturas políticas que nos cercam. Esses conceitos são aplicados em diversas situações do nosso cotidiano, como na compreensão dos conflitos geopolíticos e das tensões entre países e nações. Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em atividades diversas e desenvolverem suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando os conceitos de Estado, país e nação, e como eles se relacionam entre si. Em seguida, serão apresente exemplos práticos e atuais que ilustram a aplicação desses conceitos na geopolítica mundial. Divida os estudantes em grupos e explique como será feita a rotação por estações e distribua os materiais necessários para cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - O que é um Estado?

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir o conceito de Estado, suas características e como ele se diferencia de outros conceitos, como nação e país. Será criado um cartaz explicativo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - País e Nação

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir o conceito de país e nação, suas características e como eles se relacionam com o conceito de Estado. Será criado um mapa mental sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Conflitos geopolíticos

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir conflitos geopolíticos que envolvem os conceitos de Estado, país e nação. Será criado um esquema explicativo sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos irão apresentar suas descobertas e discutir os conceitos e exemplos apresentados. Organize o tempo das apresentações.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma síntese dos conceitos trabalhados na aula e sua aplicação na geopolítica mundial.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos trabalhados na análise de conflitos geopolíticos.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos trabalhos.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os conceitos trabalhados na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os grupos durante as atividades e esclarecer dúvidas.
  • Fazer a síntese dos conceitos trabalhados na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada.
  • Pesquisar e discutir os conceitos trabalhados na aula.
  • Criar trabalhos criativos e claros.
  • Participar da socialização dos trabalhos e discutir os conceitos apresentados.