Aula sobre Conceitos De Estado Pais E Nacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Conceitos de Estado, país e nação" é fundamental para o entendimento das relações políticas e sociais contemporâneas. É importante que os estudantes compreendam a diferença entre esses conceitos e como eles se relacionam entre si. Por exemplo, o Brasil é um país, mas também é um Estado, já que possui um governo e um território definido. Já a nação pode ser entendida como um grupo de pessoas que compartilham uma mesma cultura, língua e história. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um mapa conceitual para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos.

  2. Etapa 2 - Em sala de aula

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre os conceitos de Estado, país e nação, utilizando exemplos práticos para facilitar o entendimento dos alunos. Os alunos irão pesquisar sobre os conceitos de Estado, país e nação, buscando informações em fontes diversas e variadas. Forneça materiais para auxiliar na pesquisa

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar um mapa conceitual. O mapa será organizado de forma clara e objetiva, com uso de cores e imagens para facilitar a compreensão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo de alunos apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam entre si. Faça perguntas para estimular o debate e a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas conceituais apresentados, buscando identificar pontos em comum e divergências. Faça a mediação da discussão fazendo perguntas para estimular a reflexão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforce a importância dos conceitos de Estado, país e nação para o entendimento das relações políticas e sociais contemporâneas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na organização do mapa conceitual.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas.
  • Participação ativa e colaborativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações concretas.
  • Criatividade e originalidade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de Estado, país e nação.
  • Mediar a pesquisa e a criação do mapa conceitual pelos alunos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular o debate e a reflexão sobre o tema.
  • Fornecer devolutivas sobre os mapas conceituais apresentados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os conceitos de Estado, país e nação.
  • Criar um mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam entre si.
  • Participar ativamente da discussão em grupo, buscando identificar pontos em comum e divergências entre os mapas conceituais apresentados.
  • Refletir sobre a importância dos conceitos de Estado, país e nação para o entendimento das relações políticas e sociais contemporâneas.