Aula sobre Concordancia Nominal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A concordância nominal é uma das regras básicas da língua portuguesa e descreve a relação de gênero, número e grau entre os elementos de uma frase. É importante que os alunos compreendam essa regra para que possam produzir textos coesos e coerentes. Nesta aula, os estudantes desenvolverão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas na atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é concordância nominal e por que ela é importante para a produção de textos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os estudantes devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um líder responsável por organizar a apresentação do trabalho final.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do template

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. Os alunos devem preencher esses campos com notas de 1 a 5 durante a apresentação.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre a concordância nominal e produzir um texto explicando o tema. Disponibilize fontes confiáveis para pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus textos para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os demais grupos devem preencher os templates de avaliação por pares avaliando as apresentações de textos.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Cada aluno deve fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu durante a aula e como isso pode ser aplicado em sua produção de textos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Aprender a avaliar o desempenho de seus colegas;
  • Desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância nominal.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula;
  • Disponibilizar fontes confiáveis para pesquisa;
  • Conduzir a avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo;
  • Pesquisar sobre o tema;
  • Desenvolver o template de avaliação por pares;
  • Apresentar o trabalho final e fazer uma reflexão individual.