Aula sobre Concordancia Nominal
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A concordância nominal é uma das regras básicas da língua portuguesa e descreve a relação de gênero, número e grau entre os elementos de uma frase. É importante que os alunos compreendam essa regra para que possam produzir textos coesos e coerentes. Nesta aula, os estudantes desenvolverão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas na atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o que é concordância nominal e por que ela é importante para a produção de textos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os estudantes devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um líder responsável por organizar a apresentação do trabalho final.Etapa 3 - Desenvolvimento do template
Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. Os alunos devem preencher esses campos com notas de 1 a 5 durante a apresentação.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre a concordância nominal e produzir um texto explicando o tema. Disponibilize fontes confiáveis para pesquisa.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar seus textos para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Os demais grupos devem preencher os templates de avaliação por pares avaliando as apresentações de textos.Etapa 7 - Reflexão individual
Cada aluno deve fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu durante a aula e como isso pode ser aplicado em sua produção de textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
- Aprender a avaliar o desempenho de seus colegas;
- Desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância nominal.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema da aula;
- Disponibilizar fontes confiáveis para pesquisa;
- Conduzir a avaliação por pares.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo;
- Pesquisar sobre o tema;
- Desenvolver o template de avaliação por pares;
- Apresentar o trabalho final e fazer uma reflexão individual.