Aula sobre Concordancia Nominal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A concordância nominal é uma regra gramatical muito importante para a construção de frases corretas e compreensíveis. Ela se refere à harmonização entre o substantivo e os termos que o acompanham, como o artigo, o adjetivo e o pronome. Por exemplo, na frase "A casa grande", o artigo "a" e o adjetivo "grande" concordam em gênero e número com o substantivo "casa". A metodologia abordada neste material é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Por meio do MDC, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é concordância nominal e a sua importância na língua portuguesa. Apresente exemplos práticos e cotidianos, como notícias e músicas.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica com os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para julgar os outros grupos.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos receberão uma lista de subtópicos relacionados à concordância nominal. Cada grupo deverá discutir e elaborar argumentos para defender ou refutar as seguintes afirmativas:

    \- A concordância nominal é uma regra gramatical desnecessária.

    \- A concordância nominal pode ser flexibilizada em situações informais.

    \- A concordância nominal é essencial para a compreensão da mensagem transmitida.


  4. Etapa 4 - Avaliação nos templates

    Após a apresentação dos argumentos de cada grupo, os demais farão sua avaliação no template de avaliação por rubrica.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Proponha alguns exercícios de concordância nominal para que os alunos utilizem o conhecimento adquirido durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Reforçar a importância da concordância nominal na língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de concordância nominal.
  • Participação no debate em grupo.
  • Elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Desempenho nos exercícios práticos.
  • Aplicação correta da concordância nominal em situações comunicativas e na produção de textos.

Ações do professor

  • Elaborar e aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks e orientações para aprimorar a avaliação.
  • Propor exercícios práticos para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Realizar os exercícios práticos de concordância nominal.
  • Aplicar corretamente a concordância nominal em situações comunicativas e na produção de textos.