Aula sobre Concordancia Nominal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A concordância nominal é uma regra gramatical muito importante para a construção de frases corretas e compreensíveis. Ela se refere à harmonização entre o substantivo e os termos que o acompanham, como o artigo, o adjetivo e o pronome. Por exemplo, na frase "A casa grande", o artigo "a" e o adjetivo "grande" concordam em gênero e número com o substantivo "casa". A metodologia abordada neste material é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Por meio do MDC, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o que é concordância nominal e a sua importância na língua portuguesa. Apresente exemplos práticos e cotidianos, como notícias e músicas.Etapa 2 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica com os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para julgar os outros grupos.Etapa 3 - Debate em grupo
Os grupos receberão uma lista de subtópicos relacionados à concordância nominal. Cada grupo deverá discutir e elaborar argumentos para defender ou refutar as seguintes afirmativas:\- A concordância nominal é uma regra gramatical desnecessária.
\- A concordância nominal pode ser flexibilizada em situações informais.
\- A concordância nominal é essencial para a compreensão da mensagem transmitida.
Etapa 4 - Avaliação nos templates
Após a apresentação dos argumentos de cada grupo, os demais farão sua avaliação no template de avaliação por rubrica.Etapa 5 - Exercícios
Proponha alguns exercícios de concordância nominal para que os alunos utilizem o conhecimento adquirido durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e expressão oral.
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Reforçar a importância da concordância nominal na língua portuguesa.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de concordância nominal.
- Participação no debate em grupo.
- Elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Desempenho nos exercícios práticos.
- Aplicação correta da concordância nominal em situações comunicativas e na produção de textos.
Ações do professor
- Elaborar e aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico.
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
- Fornecer feedbacks e orientações para aprimorar a avaliação.
- Propor exercícios práticos para fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Realizar os exercícios práticos de concordância nominal.
- Aplicar corretamente a concordância nominal em situações comunicativas e na produção de textos.