Aula sobre Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos serão desafiados a desenvolver a habilidade de empregar corretamente as regras de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos. Por meio de um caso fictício ou real que envolva erros de concordância verbal, os alunos irão se envolver em pesquisas, discussões em grupo e produção textual, buscando identificar e corrigir os erros presentes. Essa abordagem ativa e colaborativa permitirá aos alunos refletir sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral, além de estimular o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Introduza o tema da concordância verbal, destacando sua importância na comunicação escrita e oral. Em seguida, apresente uma situação-problema em que a concordância verbal está incorreta em um contexto específico, como um diálogo entre personagens, um texto jornalístico ou um convite para um evento.

  2. Etapa 2 - Investigação e pesquisa

    Os alunos são divididos em grupos e recebem o caso impresso para análise. Eles devem identificar os erros de concordância verbal presentes no texto e discutir em grupo as possíveis regras que estão sendo desrespeitadas. Os alunos também realizam pesquisas adicionais para aprofundar seu conhecimento sobre as regras de concordância verbal.

  3. Etapa 3 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresenta suas análises e soluções para corrigir os erros de concordância verbal. Eles explicam as regras aplicadas e justificam suas escolhas. Promova a discussão e o debate entre os grupos, estimulando a troca de ideias e o questionamento.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos recebem uma atividade de produção textual em que devem aplicar corretamente as regras de concordância verbal. Eles podem escrever um texto narrativo, um artigo de opinião ou qualquer outro gênero textual que permita a prática da concordância verbal. Forneça orientações e feedback individualizado durante o processo de escrita.

  5. Etapa 5 - Reflexão e avaliação

    Os alunos refletem sobre o aprendizado obtido durante a atividade e discutem a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral. Realize uma avaliação formativa, observando a participação ativa dos alunos, a aplicação das regras de concordância verbal e a qualidade da produção textual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar as regras básicas de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos;
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao analisar e identificar erros de concordância verbal;
  • Promover a pesquisa e o trabalho em grupo para aprofundar o conhecimento sobre as regras de concordância verbal;
  • Aprimorar a capacidade de produção textual dos alunos, aplicando corretamente as regras de concordância verbal;
  • Fomentar a reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades em grupo;
  • Capacidade dos alunos em identificar e corrigir os erros de concordância verbal;
  • Qualidade e clareza das explicações apresentadas pelos alunos nas soluções propostas;
  • Adequação e aplicação correta das regras de concordância verbal na produção textual;
  • Reflexão crítica sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da concordância verbal e contextualizar sua importância;
  • Fornecer um caso fictício ou real que envolva erros de concordância verbal;
  • Organizar os alunos em grupos e orientá-los na análise do caso, incentivando a pesquisa e a discussão;
  • Facilitar a troca de ideias entre os grupos, promovendo o debate e a reflexão sobre as soluções propostas;
  • Oferecer orientações individuais durante a produção textual, dando feedback e auxiliando na aplicação correta das regras de concordância verbal;

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, analisando o caso apresentado e identificando os erros de concordância verbal;
  • Realizar pesquisas individuais ou em grupo para aprofundar o conhecimento sobre as regras de concordância verbal;
  • Discutir em grupo as possíveis soluções para corrigir os erros de concordância verbal e apresentá-las ao restante da turma;
  • Produzir um texto aplicando corretamente as regras de concordância verbal, com base nas soluções discutidas em grupo e nas orientações do professor;
  • Participar das discussões em sala de aula, refletindo sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.