Aula sobre Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A concordância verbal é uma regra gramatical que define a correta correspondência entre o verbo e o sujeito em uma frase. É importante que os alunos desenvolvam essa habilidade para poderem se comunicar de forma adequada e produzir textos coerentes. A metodologia ativa Design Sprint será aplicada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar, poderão ser utilizados exemplos de frases em que a concordância está correta e outras em que está incorreta, a fim de mostrar a importância dessa regra no dia a dia.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando o que é concordância verbal, qual sua importância e como ela é aplicada na Língua Portuguesa. Em seguida, os alunos farão uma leitura em grupo de um texto que apresenta erros de concordância. O objetivo é que os alunos identifiquem os erros presentes no texto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para desenvolver. Eles deverão criar uma frase com o tema escolhido que apresente um erro de concordância verbal. Os grupos deverão trocar as frases entre si e corrigi-las.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar a frase corrigida para a turma e justificar a escolha da correção. Em seguida, os alunos deverão criar uma frase que apresente a concordância verbal correta com o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um cartaz com a frase corrigida e um desenho que represente o tema escolhido. O objetivo é que os alunos pratiquem a escrita correta e a produção artística.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os cartazes serão expostos na sala de aula e os alunos farão uma votação para escolher o melhor cartaz. O objetivo é promover a interação entre os alunos e a prática da escrita correta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de empregar as regras básicas de concordância verbal;
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos;
  • Promover a interação entre os alunos e a prática da escrita correta.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos erros de concordância verbal;
  • Justificativa adequada para a correção;
  • Escrita correta das frases;
  • Produção artística criativa e coerente;
  • Participação e interação durante a votação dos cartazes.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o conceito de concordância verbal;
  • Orientar os alunos durante a produção dos cartazes;
  • Estimular a interação entre os grupos durante a apresentação das frases corrigidas e justificativas.

Ações do aluno

  • Identificar os erros de concordância verbal nas frases apresentadas;
  • Corrigir as frases e justificar a escolha da correção;
  • Produzir um cartaz com a frase corrigida e um desenho que represente o tema escolhido.