Aula sobre Concordancia Verbal
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Etapa 1 - Apresentação do caso
Apresente aos alunos um caso fictício que envolve uma situação em que a concordância verbal é fundamental.Exemplo prático:
A empresa XYZ está realizando uma entrevista de emprego para preencher uma vaga importante. Entre os candidatos, estão João e Maria. Durante a entrevista, a responsável pela seleção faz uma pergunta aos candidatos: "Quantos anos vocês têm de experiência na área?"
João, confiante, responde: _"_Eu tenho _dez anos de experiência na área."_ Já Maria, nervosa, responde: _"_Eu tem _cinco anos de experiência na área."_
Após as entrevistas, a responsável pela seleção percebe que há um problema de concordância verbal nas respostas dos candidatos. Ela precisa escolher o candidato mais qualificado, levando em consideração não apenas a experiência, mas também a habilidade de usar a concordância verbal corretamente.
Nesse caso, a concordância verbal é fundamental para transmitir a informação corretamente. A responsável pela seleção precisa identificar qual candidato demonstra maior domínio dessa habilidade, uma vez que a empresa preza pela comunicação clara e precisa. A escolha do candidato será baseada não apenas na experiência, mas também na capacidade de empregar a concordância verbal de forma adequada.
Etapa 2 - Análise individual
Os alunos são instruídos a ler o caso atentamente e realizar uma análise individual, identificando os erros de concordância verbal presentes no texto. Eles devem destacar os verbos e seus respectivos sujeitos, observando as discrepâncias e anotando suas observações.Etapa 3 - Discussão em grupos
Os alunos são divididos em grupos para discutir suas análises individuais. Eles devem comparar as suas percepções, debater as possíveis correções dos erros de concordância e chegar a um consenso sobre as soluções adequadas.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo compartilha suas análises e soluções com a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos, destacando os pontos relevantes levantados por cada um.Etapa 5 - Reflexão e conclusão
Em conjunto com os alunos, faça uma reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral, ressaltando como os erros podem comprometer a clareza e a correção do texto. Incentive os alunos a fazer uma conclusão sobre os aprendizados adquiridos durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e corrigir erros de concordância verbal;
- Promover a reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação eficaz;
- Estimular o pensamento crítico dos alunos ao analisar e propor soluções para problemas de concordância verbal;
- Aumentar a capacidade dos alunos de aplicar corretamente a concordância verbal em contextos diversos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos erros de concordância verbal presentes no texto;
- Proposição de correções adequadas para os erros identificados;
- Argumentação coerente sobre a importância da concordância verbal na comunicação;
- Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o caso fictício e explicar a importância da concordância verbal nesse contexto;
- Facilitar a análise do texto, guiando os alunos na identificação dos erros de concordância verbal;
- Estimular a discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas análises e proponham correções para os erros identificados;
- Fornecer feedback adequado sobre as propostas de correção dos alunos e esclarecer dúvidas sobre a concordância verbal.
Ações do aluno
- Ler o texto fornecido pelo professor, identificando os erros de concordância verbal presentes;
- Registrar no caderno as correções necessárias para cada erro identificado;
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando análises e propondo soluções para os erros de concordância;
- Colaborar com os colegas na revisão das correções propostas, discutindo e aprimorando as respostas.