Aula sobre Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Essa atividade de estudo de caso visa promover a reflexão sobre a concordância verbal, estimulando os alunos a analisar e corrigir erros comuns nessa área. Além disso, ela desenvolve habilidades de análise crítica, trabalho em grupo e comunicação. Os critérios de avaliação incluem a precisão na identificação dos erros, a coerência das soluções propostas e a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e apresentações. Os alunos são responsáveis por realizar a análise individual, participar das discussões em grupo, apresentar seus resultados e contribuir para as reflexões finais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do caso

    Apresente aos alunos um caso fictício que envolve uma situação em que a concordância verbal é fundamental.

    Exemplo prático:

    A empresa XYZ está realizando uma entrevista de emprego para preencher uma vaga importante. Entre os candidatos, estão João e Maria. Durante a entrevista, a responsável pela seleção faz uma pergunta aos candidatos: "Quantos anos vocês têm de experiência na área?"

    João, confiante, responde: _"_Eu tenho _dez anos de experiência na área."_ Já Maria, nervosa, responde: _"_Eu tem _cinco anos de experiência na área."_

    Após as entrevistas, a responsável pela seleção percebe que há um problema de concordância verbal nas respostas dos candidatos. Ela precisa escolher o candidato mais qualificado, levando em consideração não apenas a experiência, mas também a habilidade de usar a concordância verbal corretamente.

    Nesse caso, a concordância verbal é fundamental para transmitir a informação corretamente. A responsável pela seleção precisa identificar qual candidato demonstra maior domínio dessa habilidade, uma vez que a empresa preza pela comunicação clara e precisa. A escolha do candidato será baseada não apenas na experiência, mas também na capacidade de empregar a concordância verbal de forma adequada.


  2. Etapa 2 - Análise individual

    Os alunos são instruídos a ler o caso atentamente e realizar uma análise individual, identificando os erros de concordância verbal presentes no texto. Eles devem destacar os verbos e seus respectivos sujeitos, observando as discrepâncias e anotando suas observações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos para discutir suas análises individuais. Eles devem comparar as suas percepções, debater as possíveis correções dos erros de concordância e chegar a um consenso sobre as soluções adequadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo compartilha suas análises e soluções com a turma. Estimule o debate e a troca de ideias entre os grupos, destacando os pontos relevantes levantados por cada um.

  5. Etapa 5 - Reflexão e conclusão

    Em conjunto com os alunos, faça uma reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral, ressaltando como os erros podem comprometer a clareza e a correção do texto. Incentive os alunos a fazer uma conclusão sobre os aprendizados adquiridos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e corrigir erros de concordância verbal;
  • Promover a reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação eficaz;
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao analisar e propor soluções para problemas de concordância verbal;
  • Aumentar a capacidade dos alunos de aplicar corretamente a concordância verbal em contextos diversos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos erros de concordância verbal presentes no texto;
  • Proposição de correções adequadas para os erros identificados;
  • Argumentação coerente sobre a importância da concordância verbal na comunicação;
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o caso fictício e explicar a importância da concordância verbal nesse contexto;
  • Facilitar a análise do texto, guiando os alunos na identificação dos erros de concordância verbal;
  • Estimular a discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas análises e proponham correções para os erros identificados;
  • Fornecer feedback adequado sobre as propostas de correção dos alunos e esclarecer dúvidas sobre a concordância verbal.

Ações do aluno

  • Ler o texto fornecido pelo professor, identificando os erros de concordância verbal presentes;
  • Registrar no caderno as correções necessárias para cada erro identificado;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando análises e propondo soluções para os erros de concordância;
  • Colaborar com os colegas na revisão das correções propostas, discutindo e aprimorando as respostas.