Aula sobre Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A concordância verbal é um tema gramatical importante, pois permite que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva. Quando há erros de concordância verbal, a frase pode perder seu sentido original e gerar confusão na comunicação. Por exemplo, quando dizemos "Ela gostam de estudar", fica claro que há um erro de concordância, já que o sujeito "ela" está no singular e o verbo "gostam" está no plural. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para explorar o tema. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá realizar uma atividade relacionada à concordância verbal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sua importância na comunicação. Em seguida, exemplifique alguns erros comuns de concordância verbal, como o exemplo apresentado na contextualização.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Prática de identificação

    Nesta estação, os alunos terão acesso a uma série de frases com erros de concordância verbal. Eles deverão identificar os erros de concordância verbal em cada frase e explicar o motivo pelo qual estão incorretos. Os alunos devem trabalhar em conjunto, discutindo as respostas e justificativas.

    Estação 2 - Jogo de associação

    Nesta estação, os alunos terão acesso a cartas com sujeitos e verbos. Eles deverão associar corretamente os sujeitos aos verbos, respeitando as regras de concordância verbal. Os alunos poderão discutir em grupo e ajudar uns aos outros na associação correta das cartas. Forneça dicas e explique as regras durante o processo.

    Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos serão desafiados a produzir um pequeno texto aplicando corretamente as regras de concordância verbal. Eles deverão escolher um tema e escrever um texto coerente, prestando atenção à concordância entre sujeito e verbo. Os alunos podem utilizar recursos como dicionários, livros didáticos e o auxílio do professor para sanar dúvidas. Ao final da estação, os textos poderão ser compartilhados e discutidos em grupo, permitindo a troca de ideias e feedback.


  3. Etapa 3 - Síntese

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, realize uma síntese sobre o tema e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Avalie a produção textual dos alunos, observando se as regras de concordância verbal foram aplicadas corretamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e corrigir erros de concordância verbal;
  • Aplicar as regras de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos;
  • Estimular a colaboração entre os alunos na resolução de problemas relacionados à concordância verbal;
  • Promover a reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos erros de concordância verbal nas frases;
  • Associação correta dos sujeitos aos verbos no jogo de associação;
  • Produção de um texto coerente, aplicando corretamente as regras de concordância verbal;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na troca de ideias durante as estações.

Ações do professor

  • Organizar as estações de atividades, preparando os materiais necessários;
  • Explicar as regras básicas de concordância verbal antes do início das atividades;
  • Monitorar e orientar os alunos durante as estações, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações de atividades, realizando as tarefas propostas;
  • Identificar os erros de concordância verbal nas frases e explicar o motivo pelo qual estão incorretos;
  • Associar corretamente os sujeitos aos verbos no jogo de associação;
  • Produzir um texto coerente, aplicando corretamente as regras de concordância verbal;
  • Colaborar e trocar ideias com os colegas durante as discussões em grupo.