Aula sobre Concordancia Verbal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique sua importância na comunicação. Em seguida, exemplifique alguns erros comuns de concordância verbal, como o exemplo apresentado na contextualização.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Prática de identificaçãoNesta estação, os alunos terão acesso a uma série de frases com erros de concordância verbal. Eles deverão identificar os erros de concordância verbal em cada frase e explicar o motivo pelo qual estão incorretos. Os alunos devem trabalhar em conjunto, discutindo as respostas e justificativas.
Estação 2 - Jogo de associação
Nesta estação, os alunos terão acesso a cartas com sujeitos e verbos. Eles deverão associar corretamente os sujeitos aos verbos, respeitando as regras de concordância verbal. Os alunos poderão discutir em grupo e ajudar uns aos outros na associação correta das cartas. Forneça dicas e explique as regras durante o processo.
Estação 3 - Produção de texto
Nesta estação, os alunos serão desafiados a produzir um pequeno texto aplicando corretamente as regras de concordância verbal. Eles deverão escolher um tema e escrever um texto coerente, prestando atenção à concordância entre sujeito e verbo. Os alunos podem utilizar recursos como dicionários, livros didáticos e o auxílio do professor para sanar dúvidas. Ao final da estação, os textos poderão ser compartilhados e discutidos em grupo, permitindo a troca de ideias e feedback.
Etapa 3 - Síntese
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Em seguida, realize uma síntese sobre o tema e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Avaliação
Avalie a produção textual dos alunos, observando se as regras de concordância verbal foram aplicadas corretamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e corrigir erros de concordância verbal;
- Aplicar as regras de concordância verbal em situações comunicativas e na produção de textos;
- Estimular a colaboração entre os alunos na resolução de problemas relacionados à concordância verbal;
- Promover a reflexão sobre a importância da concordância verbal na comunicação escrita e oral.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos erros de concordância verbal nas frases;
- Associação correta dos sujeitos aos verbos no jogo de associação;
- Produção de um texto coerente, aplicando corretamente as regras de concordância verbal;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na troca de ideias durante as estações.
Ações do professor
- Organizar as estações de atividades, preparando os materiais necessários;
- Explicar as regras básicas de concordância verbal antes do início das atividades;
- Monitorar e orientar os alunos durante as estações, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das estações de atividades, realizando as tarefas propostas;
- Identificar os erros de concordância verbal nas frases e explicar o motivo pelo qual estão incorretos;
- Associar corretamente os sujeitos aos verbos no jogo de associação;
- Produzir um texto coerente, aplicando corretamente as regras de concordância verbal;
- Colaborar e trocar ideias com os colegas durante as discussões em grupo.