Aula sobre Concordancia Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A concordância verbal é um assunto que causa muitas dúvidas e erros comuns na Língua Portuguesa. Ela está presente em nosso dia a dia, seja em conversas informais ou em textos formais. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa sala de aula invertida para que os estudantes criem um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que essa ferramenta seja usada como uma avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade presencial, forneça aos alunos um texto curto, contendo diversos erros de concordância verbal. Em casa, os alunos devem ler o texto e identificar as discrepâncias, registrando suas observações e análises em seus cadernos. Oriente-os a destacar os verbos e seus respectivos sujeitos, apontando os casos em que a concordância está incorreta e sugerindo as correções adequadas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade apresentando de forma breve o tema e contextualizando o assunto. Pergunte sobre a atividade prévia, e peça que os alunos compartilhem suas análises sobre o texto lido. Revise a concordância do texto, apontando a maneira correta de flexionar o verbo.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Os alunos devem trabalhar em grupos para identificar exemplos práticos de concordância verbal em textos, como notícias, reportagens e outros materiais. Em seguida, cada grupo deve apresentar um exemplo encontrado.

  4. Etapa 4 - Explicação das regras

    Explique as regras básicas de concordância verbal em detalhes e tire as dúvidas dos alunos. É importante que os alunos entendam que a concordância verbal é a adequação do verbo à pessoa e número do sujeito.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos devem realizar exercícios em sala de aula, para fixar o conteúdo aprendido.

  6. Etapa 6 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar a ferramenta como uma avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar o seu template e explicar como utilizou a ferramenta para avaliar a atividade.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos trabalhados e respondendo possíveis dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar as regras básicas de concordância verbal em diferentes situações comunicativas e na produção de textos;
  • Utilizar a metodologia ativa sala de aula invertida para promover o engajamento dos alunos;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de exemplos práticos de concordância verbal;
  • Correção e precisão na realização dos exercícios propostos;
  • Criatividade na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto;
  • Explicar as regras básicas de concordância verbal em detalhes;
  • Disponibilizar atividades de fixação para os alunos responderem.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade prévia sobre o tema;
  • Identificar exemplos práticos de concordância verbal em textos;
  • Realizar exercícios para fixar o conteúdo;
  • Trabalhar em grupo para criar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar o template criado e explicar como utilizaram a ferramenta para avaliar a atividade.