Concretismo e neoconcretismo

Nesta aula de Arte, vamos estudar com um vídeo para entender melhor o que foi o concretismo e o neoconcretismo. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa apresenta a principal característica da Arte Concretista e o nome de três artistas dessa arte no Brasil?

    A) Uso de formas figurativas - Waldemar Bastos, Ivan Lins e Lygia Fagundes Telles.

    B) Uso de formas geométricas - Waldemar Cordeiro, Ivan Serpa e Lygia Pape.

    C) Uso de formas figurativas - Waldemar Cordeiro, Ivan Serpa e Lygia Pape.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    O Concretismo e o Neoconcretismo foram movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960. O Concretismo pregava a arte como objeto, a obra de arte como algo concreto, que não precisava de interpretação ou subjetividade. Já o Neoconcretismo, por sua vez, valorizava a subjetividade e a emoção na arte. Esses movimentos foram importantes para a história da arte brasileira e influenciaram muitos artistas. Nesta aula, será trabalhado o tema Concretismo e Neoconcretismo de forma mais envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa _Rotação por estações_. Os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, será trabalhado o Concretismo e o Neoconcretismo. Esses movimentos artísticos surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960 e foram importantes para a história da arte brasileira. O Concretismo valoriza a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valoriza a experiência sensorial e a subjetividade. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, em que os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960. Eles buscavam uma arte mais objetiva, racional e geométrica, sem a presença de elementos subjetivos e emocionais. O Concretismo valorizava a arte como objeto em si, enquanto o Neoconcretismo buscava a integração da arte com o espectador. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pesquisar e analisar obras desses movimentos, além de participar de um debate crítico sobre as ideias e conceitos presentes neles. O objetivo é ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
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  6. 6. Gamificação:

    O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960, respectivamente. Eles se caracterizam pela utilização de formas geométricas e cores puras, buscando uma arte mais objetiva e racional. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
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  7. 7. Design Sprint:

    O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil no final da década de 1950 e no início da década de 1960. Esses movimentos buscavam uma arte mais objetiva, racional e geométrica, que se afastasse do subjetivismo e do expressionismo. O Concretismo valorizava a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valorizava a relação entre a obra de arte e o espectador.

    Para trabalhar esse tema em sala de aula, é importante apresentar exemplos de obras de arte concretas e neoconcretas, como as pinturas de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Além disso, é interessante mostrar como esses movimentos influenciaram outras áreas, como a Arquitetura e o Design.

    Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

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  8. 8. Ensino Híbrido:

    O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960. Esses movimentos buscavam uma arte mais objetiva, com formas geométricas e cores puras, sem representações figurativas. O objetivo era criar uma arte que pudesse ser compreendida de forma universal, sem a necessidade de interpretações subjetivas. Para trabalhar esse tema, é importante apresentar exemplos de obras de artistas como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Amilcar de Castro, além de mostrar como a arte concreta e neoconcreta pode ser encontrada em objetos do cotidiano, como prédios e mobiliário urbano. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e on-line, permitindo que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e interativa.
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