Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil no final da década de 1950 e no início da década de 1960. Esses movimentos buscavam uma arte mais objetiva, racional e geométrica, que se afastasse do subjetivismo e do expressionismo. O Concretismo valorizava a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valorizava a relação entre a obra de arte e o espectador.
Para trabalhar esse tema em sala de aula, é importante apresentar exemplos de obras de arte concretas e neoconcretas, como as pinturas de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Além disso, é interessante mostrar como esses movimentos influenciaram outras áreas, como a Arquitetura e o Design.
Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema Concretismo e Neoconcretismo, explicando suas características e mostrando exemplos de obras de arte. É importante que os alunos compreendam a diferença entre os dois movimentos.Etapa 2 - Entender
Peça que os alunos pesquisem sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de museus. Eles devem registrar suas descobertas em um caderno ou em um documento digital.Etapa 3 - Esboçar
Oriente os alunos na criação de um esboço de uma obra de arte concreta ou neoconcreta, utilizando formas geométricas e cores. Eles podem utilizar lápis de cor, canetas ou programas de desenho digital.Etapa 4 - Decidir
Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem decidir qual esboço será utilizado como base para a próxima etapa. Estimule a participação de todos.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos devem criar uma maquete ou um modelo tridimensional da obra de arte escolhida, utilizando materiais como papelão, isopor ou argila. Eles devem pensar na relação entre a obra de arte e o espectador, como proposto pelo Neoconcretismo. Oriente-os nesse processo.Etapa 6 - Testar
Os alunos devem apresentar suas maquetes ou modelos tridimensionais para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem pensar em possíveis melhorias ou mudanças que poderiam ser feitas na obra de arte.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a experimentação na criação de uma obra de arte.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
- Criatividade na criação da obra de arte.
- Coerência entre as escolhas feitas na obra de arte e as características do Concretismo e do Neoconcretismo.
- Capacidade de reflexão e crítica sobre a própria obra de arte e a dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação da obra de arte.
- Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante as atividades.
- Fazer uma avaliação formativa ao longo da aula.
- Fazer uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
- Criar um esboço de uma obra de arte concreta ou neoconcreta.
- Criar uma maquete ou um modelo tridimensional da obra de arte escolhida.
- Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.
- Avaliar a própria obra de arte e a dos colegas, pensando em possíveis melhorias ou mudanças.