Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil no final da década de 1950 e no início da década de 1960. Esses movimentos buscavam uma arte mais objetiva, racional e geométrica, que se afastasse do subjetivismo e do expressionismo. O Concretismo valorizava a forma e a cor, enquanto o Neoconcretismo valorizava a relação entre a obra de arte e o espectador.

Para trabalhar esse tema em sala de aula, é importante apresentar exemplos de obras de arte concretas e neoconcretas, como as pinturas de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Além disso, é interessante mostrar como esses movimentos influenciaram outras áreas, como a Arquitetura e o Design.

Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema Concretismo e Neoconcretismo, explicando suas características e mostrando exemplos de obras de arte. É importante que os alunos compreendam a diferença entre os dois movimentos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Peça que os alunos pesquisem sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de museus. Eles devem registrar suas descobertas em um caderno ou em um documento digital.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Oriente os alunos na criação de um esboço de uma obra de arte concreta ou neoconcreta, utilizando formas geométricas e cores. Eles podem utilizar lápis de cor, canetas ou programas de desenho digital.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem decidir qual esboço será utilizado como base para a próxima etapa. Estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar uma maquete ou um modelo tridimensional da obra de arte escolhida, utilizando materiais como papelão, isopor ou argila. Eles devem pensar na relação entre a obra de arte e o espectador, como proposto pelo Neoconcretismo. Oriente-os nesse processo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas maquetes ou modelos tridimensionais para a turma e discutir as escolhas feitas. Eles devem pensar em possíveis melhorias ou mudanças que poderiam ser feitas na obra de arte.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação de uma obra de arte.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
  • Criatividade na criação da obra de arte.
  • Coerência entre as escolhas feitas na obra de arte e as características do Concretismo e do Neoconcretismo.
  • Capacidade de reflexão e crítica sobre a própria obra de arte e a dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da obra de arte.
  • Estimular a participação e a reflexão dos alunos durante as atividades.
  • Fazer uma avaliação formativa ao longo da aula.
  • Fazer uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
  • Criar um esboço de uma obra de arte concreta ou neoconcreta.
  • Criar uma maquete ou um modelo tridimensional da obra de arte escolhida.
  • Participar ativamente das discussões e reflexões propostas pelo professor.
  • Avaliar a própria obra de arte e a dos colegas, pensando em possíveis melhorias ou mudanças.