Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960, respectivamente. Eles se caracterizam pela utilização de formas geométricas e cores puras, buscando uma arte mais objetiva e racional. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, mostrando imagens de obras de artistas desses movimentos. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a cada grupo um tema relacionado ao Concretismo e ao Neoconcretismo para criar um jogo com perguntas e afirmações.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema que receberam, buscando informações em livros, revistas e sites especializados em arte.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos criam um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema que receberam. Oriente-os nesse processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando as perguntas e afirmações criadas e como elas estão relacionadas ao tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discute sobre os jogos criados, destacando as perguntas e afirmações mais interessantes e relevantes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos aprendidos sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, e como eles podem ser aplicados na vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação das perguntas e afirmações do jogo.
  • Relevância das perguntas e afirmações em relação ao tema.
  • Coerência e clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Compreensão dos conceitos aprendidos sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos do Concretismo e do Neoconcretismo de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes e criativas para o jogo.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão sobre os conceitos aprendidos.