Aula sobre Concretismo E Neoconcretismo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Concretismo e o Neoconcretismo são movimentos artísticos que surgiram no Brasil na década de 1950 e 1960, respectivamente. Eles se caracterizam pela utilização de formas geométricas e cores puras, buscando uma arte mais objetiva e racional. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa _Gamificação_. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, mostrando imagens de obras de artistas desses movimentos. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue a cada grupo um tema relacionado ao Concretismo e ao Neoconcretismo para criar um jogo com perguntas e afirmações.Etapa 3 - Pesquisa
Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre o tema que receberam, buscando informações em livros, revistas e sites especializados em arte.Etapa 4 - Criação do jogo
Com base nas informações pesquisadas, os grupos criam um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema que receberam. Oriente-os nesse processo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando as perguntas e afirmações criadas e como elas estão relacionadas ao tema.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma discute sobre os jogos criados, destacando as perguntas e afirmações mais interessantes e relevantes.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais conceitos aprendidos sobre o Concretismo e o Neoconcretismo, e como eles podem ser aplicados na vida dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de simbolizar dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação das perguntas e afirmações do jogo.
- Relevância das perguntas e afirmações em relação ao tema.
- Coerência e clareza na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Compreensão dos conceitos aprendidos sobre o Concretismo e o Neoconcretismo.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos do Concretismo e do Neoconcretismo de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
- Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre os conceitos aprendidos.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável e comprometida.
- Criar perguntas e afirmações relevantes e criativas para o jogo.
- Participar e colaborar em grupo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e da reflexão sobre os conceitos aprendidos.